Terminais do Porto se unem em ação ambiental neste fim de semana

BTP, DPW Santos, Ecoporto Santos, Ecopátio e Santos Brasil participam de mutirão neste sábado (21)

Por: Da Redação  -  21/09/19  -  00:13
No sábado (21), a partir das 8h, haverá o Clean up Day para recolher lixo da praia
No sábado (21), a partir das 8h, haverá o Clean up Day para recolher lixo da praia   Foto: Imagem Ilustrativa/Carlos Nogueira/AT

Quatro terminais de contêineres do Porto de Santos se uniram em prol do meio ambiente. Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World Santos, Ecoporto Santos e Santos Brasil farão um mutirão de limpeza nas praias da cidade. A ação comemora o Dia Mundial da Limpeza, conhecido internacionalmente como “Clean Up Day”, que acontecerá neste sábado (21) e ainda terá a participação do Ecopátio.


O mutirão integra a campanha Go Green, movimento global que busca tornar as empresas mais sustentáveis, por meio da reutilização de recursos, da reciclagem de resíduos e da conscientização sobre mudanças climáticas e a responsabilidade ambiental.  


Desde 2015, ocorre em Santos com o apoio da DP World e da BTP. 


Somando os anos anteriores, já foram recolhidos mais de 400 kg de resíduos, principalmente microlixos, como bitucas de cigarro, tampas e lacres de bebidas, canudos plásticos e até pedaços de isopor. Tudo isso é separado de acordo com o tipo de material e encaminhado para destinação ambiental adequada.


Para o diretor-presidente da DPW Santos, Dallas Hampton, apesar da concorrência no setor, as empresas envolvidas têm como objetivo buscar um mundo mais sustentável. “Por meio do Go Green, estamos estimulando uma reflexão na sociedade. Queremos que as pessoas compreendam que pequenos gestos podem ajudar a transformar o planeta”. 


O diretor-presidente da BTP, Ricardo Arten, destacou que o cuidado com o meio ambiente está no DNA da empresa. “Temos a consciência do tamanho do nosso potencial de transformar a realidade em que vivemos. Isso, na BTP, é muito presente, afinal temos como legado a responsabilidade por ter recuperado um dos maiores passivos ambientais do Estado”.  


O diretor-presidente da Santos Brasil. Antônio Carlos Sepúlveda, destaca que a participação no projeto é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e equilíbrio ambiental na região. “Como signatários do Pacto Global da ONU, mantemos firme nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e atuamos fortemente neste sentido. Em 2018, a nossa geração de resíduos caiu 3%, a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa recuou 6%, na comparação com 2017”.  


Segundo o diretor-presidente do Ecoporto Santos e do Ecopátio, Philippe Masse, as duas empresas possuem entre seus principais valores a preservação do meio ambiente. “Conduzimos nossas atividades com o compromisso do uso sustentável dos recursos naturais, de forma a garantir o alinhamento com as melhores práticas de sustentabilidade do mercado”.  


O mutirão terá sua concentração neste sábado, às 8h30, na Praça das Bandeiras, em Santos. Os participantes sairão pela orla, do Gonzaga ao Aquário Municipal.  


Logo A Tribuna
Newsletter