Sindicato fará reunião na frente de terminal nesta terça

O sindicato conta já ter entrado com ação na Justiça e garantido liminar que impede a empresa de demitir em massa ou sem negociar como Settaport

Por: Da Redação  -  30/04/19  -  15:40
Sindicato fará reunião na frente de terminal
Sindicato fará reunião na frente de terminal   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A Libra Terminais recebeu, no último domingo (28), o navio Cosco Shipping Volga. A embarcação foi a última a atracar na instalação da empresa no Porto de Santos, nas proximidades da Ponta da Praia. Diante do cenário de instabilidade, os trabalhadores se reúnem nesta terça-feira (30), às 13 horas, em frente à empresa como Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport).


Cerca de mil profissionais atuam direta ou indiretamente na empresa. O sindicato conta já ter entrado com ação na Justiça e garantido liminar que impede a empresa de demitir em massa ou sem negociar como Settaport.


Como o sindicato representa cerca de 80% desses trabalhadores, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) acatou o pedido da entidade para ser inserido no processo. “Mesmo o último navio tendo atracado no dia 28, os trabalhadores continuam firmes na empresa”, disse o presidente do Settaport, Francisco Nogueira.


No dia 8 de abril, durante audiência na Vara da Falência do TJSP, onde tramita o processo de recuperação judicial da Libra, representantes da empresa informaram que demitiriam cerca de 50% dos profissionais. Nogueira informa que ninguém foi demitido até o momento.


O grupo tem contrato de arrendamento vigente até maio de 2020. Até lá, ou enquanto o Ministério da Infraestrutura não finaliza novo processo de licitação da área, a empresa continuará com o armazenamento de carga alfandegada.


A Tribuna entrou em contato com a Libra, mas a empresa não quis se pronunciar.


Logo A Tribuna
Newsletter