Setor portuário integra campanha de doações para auxiliar no combate à Covid-19

Objetivo é a obtenção de equipamentos, insumos e serviços para ajudar os municípios da Baixada Santista durante a pandemia de coronavírus

Por: Da Redação  -  18/04/20  -  01:58
Codesp vai debater plano de desenvolvimento de complexo marítimo santista
Codesp vai debater plano de desenvolvimento de complexo marítimo santista   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Vinte e três empresas, associações e sindicatos que atuam no Porto de Santos aderiram à campanha Porto Amigo das Cidades Contra o Coronavírus, lançada nesta quinta-feira (16). O objetivo é a doação de equipamentos, insumos e serviços para ajudar os municípios da região no combate à pandemia. 


Os empresários atenderam ao apelo da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), que organizou a reunião, realizada por telecon-ferência. Também participou o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. 


A estatal que administra o cais santista fará um levantamento das necessidades das cidades e de entidades e, ainda, concentrará as doações, para que todas cheguem a seus destinatários. 


A deputada pediu que as doações sejam repassadas a cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Para a deputada, esta atuação conjunta do Porto de Santos será um exemplo para todos os portos do Brasil. Já o presidente da Autoridade Portuária destacou que o sistema de saúde de Santos é o mais pressionado pelo fato da região possuir, proporcionalmente, a maior população idosa do país. 


As entidades destacaram a importância da atividade portuária manter o ciclo econômico nesta crise e, ainda, o compromisso para não demitir neste momento, em que as importações das mercadorias de valor agregado foram reduzidas. 


Os empresários sugeriram que o setor ajude realizando a importação direta de itens específicos, em busca de conseguir mais rapidez e melhores preços, em função da compra em maior escala. 


Além das doações de máscaras e outros equipamentos de proteção, as instalações e associações colocaram à disposição locais para armazenagem dos produtos. 


Participaram da conferência representantes de associações de terminais e empresas do setor, além de instalações do complexo marítimo e armadores. 


Uma nova reunião virtual ocorrerá em 15 dias, para conferir resultados.


Logo A Tribuna
Newsletter