Santos fecha temporada de cruzeiros com alta de 19%

Índice se refere ao número de passageiros no período 2018-2019 em relação ao anterior

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  09/04/19  -  00:46
Entre novembro do ano passado e março, passaram pelo Terminal Giusfredo Santini 603 mil passageiros
Entre novembro do ano passado e março, passaram pelo Terminal Giusfredo Santini 603 mil passageiros   Foto: Irandy Ribas/AT

A temporada de cruzeiros em Santos termina no sábado (13), com a saída do navio Sirena, da Oceania Cruises. Com aumento de cerca de 19% no número de passageiros e números positivos por três anos consecutivos, o setor mostra otimismo para a próxima temporada.


Entre novembro passado e março, passaram pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini 603 mil viajantes, entre embarque, desembarque e trânsito, segundo o Concais. A expectativa inicial da administradora do local era de alta de 12%.


De acordo com o secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, “esta foi uma das melhores temporadas dos últimos dez anos. A rede hoteleira está muito satisfeita com as altas taxas de ocupação”.


O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), acredita que a cidade “vai se consolidando como grande capital de cruzeiros do país, e o grande desafio que nós temos é que possamos fixar esse turista na cidade, desenvolvendo atrativos, buscando ofertar passeios e atividades”.


O presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, afirma que esta temporada ficou muito próxima de ter 100% de ocupação nos navios. “Temos três temporadas seguidas de crescimento, o que mostra que isso já é uma tendência. Para o próximo ano, esperamos um crescimento mínimo de 6%”, pondera.


Desafios


Para o Concais, a maior dificuldade da temporada, que contou com 100 escalas e teve o recorde de três navios no mesmo dia, chegando a 26 mil passageiros circulando por suas dependências, foi administrar a operação de um navio com 5 mil pessoas, o MSC Seaview. Mesmo com as ocorrências de sarampo abordo e bloqueios vacinais, a empresa afirma que conseguiu fazer a operação “dentro da normalidade”.


Para melhorar o cenário dos cruzeiros, Ferraz aposta nas conversas com o Poder Público. Em fevereiro, a entidade esteve reunida com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para tratar da redução do custo operacional da atividade, a fim de atrair mais navios e aumentar a oferta de transatlânticos no país.


O setor pede que o Governo reduza impostos, como PIS e Cofins do combustível das embarcações, taxas operacionais e trate da melhoria da infraestrutura na área.


Por nota, o Ministério do Turismo afirma que “demandas do setor de cruzeiros ainda se encontram em processo de negociação entre o ministério e a equipe econômica do Governo”.


Outro navio virá; estado quer participar


O Concais não antecipa detalhes da próxima temporada. Apenas informa, por nota, que isso será divulgado “oportunamente”.


De certo, há a chegada de mais um navio que passará pelo cais santista. Além dos navios Fantasia, Poesia e Seaview, a MSC também trará o Sinfonia, depois de um intervalo de dez anos. Terá embarques em Santos e Itajaí (SC), totalizando 117 mil cabines ao longo da temporada e estabelecendo um recorde para a armadora na região.


Outra mudança que pode fazer diferença é o aumento do número de dias da temporada. A Costa Cruzeiros já anunciou que vai aumentar em 22 dias sua operação, com saídas no período da Páscoa de 2020.


Estado


O Governo do Estado também avalia investir em ações para reforçar o turismo de cruzeiros. Para isso, encomendou um estudo à Fundação Getúlio Vargas (FGV).


“São Paulo tem muito mais para dar. Uma temporada de cruzeiros pode ter o dobro ou o triplo do que se tem aqui. É uma visão diferente de ter grandes atrativos, até na hora em que se chega ao próprio cais, que é o que se chama de waterfront. Aqui merecemos um destes de altíssimo nível, igual ao que existe na Noruega”, diz o secretário executivo de Turismo do Estado, Marcelo Lima Costa.


O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, também aposta na concessão do aeroporto de Guarujá como forma de aumentar o número de passageiros nos cruzeiros que saírem de Santos. “Hoje, a chegada ao Porto ainda é alvo de reclamações de muitos cruzeiristas, pois a logística ainda é muito complicada”, comenta.


Logo A Tribuna
Newsletter