Rodoviários da Santos Brasil Logística aceitam proposta e fecham campanha salarial

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (7), a categoria aceitou a terceira proposta feita pela empresa desde março

Por: De A Tribuna On-line  -  09/06/19  -  15:24

Os 300 funcionários rodoviários da Santos Brasil Logística aceitaram a proposta feita pela empresa e fecharam a campanha salarial. O 'sim' foi dado durante assembleia da categoria, realizada na sexta-feira (7).


A Santos Brasil Logística possui terminais no bairro Alemoa, em Santos, e no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Esta era a terceira proposta feita pela empresa desde março.


Na primeira assembleia, em março, eles recusaram a primeira resposta patronal, com reajuste salarial de 2,76%, e autorizaram a diretoria do sindicato a continuar com as negociações. Em maio, eles aceitaram 3,94% nos salários, extensivo às demais cláusulas econômicas, mas insistiram em alguns pontos referentes a condições de trabalho.


Na tarde desta sexta-feira, a Santos Brasil enviou ofício ao secretário-geral do sindicato, Eronaldo José de Oliveira, o Ferrugem, atendendo parte das reivindicações. Uma delas é a manutenção dos critérios para custeio do plano de saúde familiar, que a empresa queria mudar.


Outro avanço diz respeito aos adicionais de insalubridade e periculosidade. A Santos Brasil Logística apresentará ao sindicato, em 60 dias, um laudo técnico para as funções de manutenção.


O acordo estabelece ainda que as homologações de rescisões contratuais não serão mais feitas na Coordenação de Recursos Humanos da empresa, mas sim no sindicato, com assessoria jurídica.A contraproposta prevê também rediscussão das metas no Programa de Participação nos Resultados (PPR), com adequação até o final do ano.


“Lutamos e avançamos”, diz Ferrugem. O vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres Simões, o Betinho, conduziu a assembleia e destacou a participação dos trabalhadores na campanha salarial. “Mais uma vez mostramos que, mesmo nas condições conjunturais adversas aos trabalhadores em nível nacional, é possível lutar para não perder direitos e avançar”, disse o sindicalista.


Logo A Tribuna
Newsletter