Receita localiza 42 toneladas de mercadorias falsas no Porto de Santos

Material é proveniente da China e tinha como suposto destino o mercado popular da Capital

Por: De A Tribuna On-line  -  30/05/19  -  19:41
Toda mercadoria localizada pela Receita Federal será encaminhada para destruição
Toda mercadoria localizada pela Receita Federal será encaminhada para destruição   Foto: Divulgação/ Receita Federal

A Receita Federal localizou 42 toneladas de produtos falsificados no Porto de Santos. O material, em sua maioria brinquedos, foi avaliado em R$ 7,9 milhões. A apreensão, realizada nesta quinta-feira (30), barrou carga que teve origem na China e inclui réplicas de produtos da Disney, Marvel e Lego. Há a suspeita de que as mercadorias abasteceriam o comércio popular da cidade de São Paulo.


O material estava dividido em três contêineres, que foram alvos de fiscalização da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando (Direp) da Alfândega do Porto de Santos. As caixas metálicas têm origem no Porto de Ningbo, na República Popular da China, e compõem um lote do mesmo importador, cujo nome não foi divulgado pelo Fisco.


Carga continha produtos que correspondem a brinquedos de 11 marcas diferentes
Carga continha produtos que correspondem a brinquedos de 11 marcas diferentes   Foto: Divulgação/Receita Federal

Segundo o chefe da Direp, o auditor-fiscal Richard Fernando Amoedo Neubarth, um trabalho de análise de risco, envolvendo a utilização de escâneres e avaliação de documentos, identificou os contêineres com as mercadorias ilícitas. A abertura deles resultou na confirmação de que os compartimentos armazenavam produtos falsificados.


A carga continha produtos que correspondem a brinquedos de 11 marcas diferentes, além de caixas com aparelhos de som portáveis. Todas as empresas foram acionadas pelo Fisco para que pudessem avaliar a autenticidade dos produtos, conforme estabelece a Lei de Propriedade Industrial. A avaliação confirmou que nenhum era autêntico.


Material estava dividido em três contêineres, que foram alvos da fiscalização da Direp da Alfândega do Porto de Santos
Material estava dividido em três contêineres, que foram alvos da fiscalização da Direp da Alfândega do Porto de Santos   Foto: Divulgação/Receita Federal

De acordo com o Fisco, a importação de contrabando e contrafeito afeta a economia do país. Entre os danos, estão "a concorrência desleal, perda de arrecadação, redução nos investimentos e desemprego". A atividade ilícita também afronta o Código de Defesa do Consumidor, e pode colocar em risco a saúde e a segurança dos consumidores.


Como os produtos não foram fabricados a partir dos parâmetros estabelecidos pela legislação, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), todos serão encaminhados para destruição. A destinação do material envolve, se possível, o reaproveitamento para reciclagem. 


Caixas metálicas têm origem no Porto de Ningbo, na República Popular da China
Caixas metálicas têm origem no Porto de Ningbo, na República Popular da China   Foto: Divulgação/Receita Federal

"Em situações como essa, a importadora declara de maneira falsa a carga. Às vezes, como artigos de festa, outras como materiais plásticos. Isso é crime de contrabando, e ela deverá responder na Justiça Federal por isso", afirma Richard Neubarth.


Mais produtos


Em fevereiro deste ano, 39.174 caixas de som falsificadas, avaliadas em R$ 3.969.332, foram localizadas pela Alfândega de Santos. Os produtos, também provenientes da China, tinham como destino o comércio popular na capital paulista. A empresa importadora foi denunciada à Justiça Federal por crime de contrabando.


Logo A Tribuna
Newsletter