Proposta de novo PDZ não prevê base de apoio logístico offshore

Membros da Associação Comercial de Santos (ACS) buscam revisão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento com a Codesp

Por: Da Redação  -  18/02/20  -  22:19
Membros da Associação Comercial de Santos buscam revisão do PDZ
Membros da Associação Comercial de Santos buscam revisão do PDZ   Foto: ( Divulgação/ACS)

Membros da Associação Comercial de Santos (ACS) ficaram "surpresos" com o fato de a proposta do novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDC) do Porto de Santos, que está sendo elaborada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), não prever áreas para uma base de apoio logístico offshore.


“Essa é uma das grandes reivindicações da Associação Comercial e da nossa Câmara de Petróleo e Gás. É necessário que o Porto de Santos reserve um local para atividades de embarque e desembarque de barcos offshores. É importante que se tenha essa base. Atualmente, não temos nada”, ressalta o vice-coordenador da Câmara de Petróleo e Gás, Gustavo Pierotti.


A apresentação da proposta do novo PDZ foi um dos temas abordados na reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, da Associação Comercial de Santos, do último dia 11.


Segundo Pierotti, a ACS gerará uma demanda para a Codesp, de forma objetiva, demonstrando que é de interesse mútuo a destinação de uma área para a atividade offshore e para que, assim, reconsiderem esse pleito na nova versão do PDZ.


O PDZ é uma ferramenta de planejamento da autoridade portuária, que estabelece estratégias e metas para o desenvolvimento e a otimização do uso de áreas e instalações do porto organizado. O último PDZ foi publicado em 2006 e segue vigente até então. A atualização do plano, se aprovado, deve ser base para as ações da Codesp pelos próximos dez anos. A previsão é de que a proposta do novo plano seja apresentada ao Governo Federal até o fim de fevereiro.


No último dia 20, a proposta de alteração no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do cais santista foi levada ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP). A Codesp segue apresentando o material a outros órgãos setoriais, com o objetivo de colher contribuições para a conclusão do estudo.


Logo A Tribuna
Newsletter