Porto de Santos terá palestra sobre o coronavírus nesta sexta-feira

Evento, promovido pelo Concais, é destinado à comunidade portuária

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/02/20  -  23:35
Evento é voltado a armadores, empresas terceirizadas, armadores e autoridades que atuam na área
Evento é voltado a armadores, empresas terceirizadas, armadores e autoridades que atuam na área   Foto: Matheus Tagé/AT

Um ciclo de palestras sobre o coronavírus será realizado nesta sexta-feira (7) no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, no Porto de Santos. A iniciativa é da operadora Concais, arrendatária da instalação portuária. O evento é voltado a armadores, empresas terceirizadas, armadores e autoridades que atuam no terminal, como Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil e Guarda Portuária.


Com o objetivo de tranquilizar os envolvidos em termos de prevenção, segurança e contaminação do coronavírus, o infectologista Juvêncio José Duailibe Furtado, professor dessa especialidade na Faculdade de Medicina do Centro Universitário Saúde ABC-SP (CEUS-ABC), fará a apresentação sobre o vírus, que acontecerá das 8h30 às 13h30. 


"Todos os locais de grande movimentação devem ter medidas e orientação das regras de higienização. O Concais se antecipou e já está tomando as medidas efetivas. Outro fator importante é levar a informação correta e discutir os riscos de contaminação, que é o que será abordado na palestra", comenta Juvêncio Furtado.


Além das palestras, o Concais adotou outras medidas para "intensificar a prevenção do coronavírus", informou a empresa. Na área da limpeza, seus funcionários têm utilizado um desinfectante hospitalar autorizado pela Anvisa para higienização constante das superfícies altas, como balcões, mesas e cadeiras. A limpeza dos banheiros foi intensificada.  


Seguindo as recomendações da Anvisa, os funcionários do terminal estão utilizando máscaras cirúrgicas. E no armazém de bagagem, a cada 20 minutos, as luvas dos trabalhadores serão limpas com cloro, bem como as alças das malas de viagem.


Outras medidas incluem a veiculação, nos salões, de anúncios sonoros em quatro idiomas sobre o coronavírus, a distribuição de folhetos explicativos e, também, a disponibilização de álcool em gel nos acessos da tripulação, dos passageiros em trânsito, embarque e desembarque e nas salas das autoridades e administrativa do Concais.


Logo A Tribuna
Newsletter