Porto de Santos recebe trens com 120 vagões

Transportando cargas do Centro-Oeste, composições vão chegar ao complexo marítimo santista diariamente, segundo a Rumo

Por: Da Redação  -  17/03/21  -  22:38
O trem com 120 vagões traz um ganho de aproximadamente 50% na capacidade, segundo a Rumo
O trem com 120 vagões traz um ganho de aproximadamente 50% na capacidade, segundo a Rumo   Foto: Rumo/Divulgação

O Porto de Santos receberá diariamente trens com 120 vagões carregados com até 11,5 mil toneladas de soja. Isto já é possível graças a um novo modelo de operação adotado pela Rumo para transportar a carga entre Rondonópolis (MT) e o cais santista. Por dia, sete locomotivas devem partir em direção ao complexo marítimo.


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De acordo com a concessionária ferroviária, o trem com 120 vagões traz um ganho de aproximadamente 50% na capacidade em relação às composições usadas antes, com no máximo 80 vagões e capazes de transportar 7,6 mil toneladas.


Em testes desde junho do ano passado, a iniciativa faz parte dos compromissos assumidos pela Rumo para a renovação antecipada do contrato de concessão da malha paulista até 2058. Em 2020, foram realizados 505 testes, o equivalente a mais de 830 mil quilômetros rodados. E agora, as operações já são realizadas regularmente.


“O aumento de capacidade dos trens irá proporcionar uma redução de 30% no fluxo quando toda frota for composta por esse novo modelo operacional”, afirma o vice-presidente da Operação Norte da Rumo, Darlan Fábio de David. “É uma solução que beneficia toda a cadeia logística. Desde a otimização do giro do terminal nas operações de carga e descarga, até a redução no transit-time das operações ferroviárias e a oferta de fretes mais competitivos”, explica.


Para que o novo modelo de operação fosse viabilizado, o planejamento foi iniciado em 2018. Ele envolveu o uso de simuladores, testes de campo e sensores para avaliar questões relativas as condições da via, capacidade, entre outros fatores. Ao todo, são investidos mais de R$ 700 milhões no projeto. As obras envolvem adequações em pátios, postos de abastecimento e sinalizações.


Segundo a Rumo, todas as adequações para a circulação de 100% dos trens com 120 vagões no fluxo de exportação, entre Rondonópolis e o Porto de Santos, foram concluídas no início deste ano. Já no fluxo de importação, a previsão é que as obras sejam concluídas até o ano que vem.


Demanda


As projeções de demanda justificam o investimento e a iniciativa em trazer cada vez mais cargas ao cais santista. Conforme o último levantamento de grãos da Safra 2020/21, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira foi estimada em 133,7 milhões de toneladas. A estimativa é de que as exportações atinjam um volume acima de 85,7 milhões de toneladas, motivadas pela forte demanda chinesa e pelo forte percentual comercializado até o momento, que já alcança mais de 60% da safra.


No mês passado, cerca de 80 mil toneladas de soja foram embarcadas diariamente em apenas no terminal de Rondonópolis. “Estamos com uma média de 1.600 caminhões descarregando por dia no terminal. É uma operação a serviço do agronegócio mato-grossense. Trabalhamos para encurtar a distâncias e colocar o produtor na porta do porto”, destaca David.


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