Porto de Santos bate recorde histórico em outubro

Total supera em 0,3% melhor marca mensal anterior, de julho deste ano, e em 24,7% volume escoado em outubro de 2018

Por: Da Redação  -  26/11/19  -  19:54
Duas áreas do Porto de Santos foram arrematadas em leilão na B3, em São Paulo
Duas áreas do Porto de Santos foram arrematadas em leilão na B3, em São Paulo   Foto: Divulgação/Governo do Brasil

O Porto de Santos registrou, no mês passado, seu novo recorde histórico operacional, ao movimentar 12.788.883 toneladas. O total supera em 0,3% a melhor marca mensal anterior, de julho deste ano, e em 24,7% o volume escoado em outubro de 2018.  


Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), esse desempenho, que superou as expectativas para o mês, se deve ao aumento no número de atracações no período: 46 navios a mais frente igual mês de 2018. A alta foi de 12,1%, totalizando 426 embarcações no período. 


Esse crescimento foi possível, segundo a Codesp, graças à maior utilização dos berços de atracação nos cais de Saboó e de Outeirinhos. No Saboó, a autoridade portuária buscou “uma atualização no zoneamento atual que possibilitou a operação de fertilizantes sem restrições”.


Sobre Outeirinhos, uma tratativa entre a Marinha e a Docas permitiu que “a seção sob administração da Autoridade Marítima fosse operacionalizada comercialmente pela primeira vez, em 21/10/2019, desde a inauguração daquele cais em 2016”.


Essas duas iniciativas resultaram em aumento da produtividade, com consequente redução da fila de espera de navios, informou a empresa.


“Isso é gestão pura. Trabalhamos com obstinação junto ao Ministério da Infraestrutura, no primeiro caso, e à Marinha, no segundo, para aumentar a utilização dos berços. Com gestão estratégica e interlocução constante com operadores e agentes, aumentamos a produtividade do Porto sem despender recursos adicionais", afirma o diretor de Operações da Codesp, Marcelo Ribeiro.


Logo A Tribuna
Newsletter