Petrobras realiza primeira operação de transbordo em terminal privado

Movimentação aconteceu no Porto do Açu (RJ). Até então, as exportações de petróleo da estatal eram feitas em suas instalações de Angra dos Reis e São Sebastião

Por: De A Tribuna On-line  -  30/05/19  -  00:49
A operação é a primeira das 48 estabelecidas no acordo entre a estatal e a empresa Açu Petróleo
A operação é a primeira das 48 estabelecidas no acordo entre a estatal e a empresa Açu Petróleo   Foto: Prumo Logística/Divulgação

A Petrobras realizou a primeira operação de transbordo de petróleo em um terminal privado. A movimentação aconteceu no Porto do Açu (RJ), na última semana.  A estatal utilizou o navio de classe Suezmax, embarcação petroleira para transportar óleo cru, com capacidade de carregamento de 140 mil a 175 mil TPB (Toneladas de Porte Bruto). Até então, as exportações de petróleo da estatal se restringiam aos seus terminais de Angra dos Reis (RJ) e São Sebastião, no Litoral Norte do estado.


A operação é a primeira das 48 estabelecidas no acordo assinado em março entre a Petrobras e a empresa Açu Petróleo, que possui o Terminal de Petróleo (T-OIL) no Porto de Açu desde 2016. A parceria foi possível pois o T-OIL é a única instalação privada do Brasil com capacidade para receber navios da classe Suezmax e VLCC (Very Large Crude Carrier), que faz o transporte de 200 mil a 320 mil TPB e armazenamento de até 2 milhões de barris de petróleo cru.  


O presidente da Açu Petróleo, Victor Snabaitis Bomfim, destaca os recursos do terminal privado para receber as operações. “Nossos diferenciais, como a localização estratégica, próximo às bacias de Santos e Campos, capacidade para receber navios da classe VLCC e realizar transbordo em área abrigada, foram decisivos para firmar essa nova e promissora parceria”, enfatizou.


A carga foi transbordada pelo navio tanque Brasil 2014 para o Suezmax Henrique Dias. Segundo a Prumo Logística, empresa que administra o Porto do Açu, o transbordo do petróleo foi realizado pela operadora Oiltanking.


Logo A Tribuna
Newsletter