Obras na Ilha Barnabé começam neste mês no Porto de Santos

Segundo a Autoridade Portuária de Santos, o planejamento desses trabalhos foram concluídos e já teve início a mobilização para a intervenção

Por: Da Redação  -  01/10/20  -  12:40
Na Ilha Barnabé existem dois pontos públicos de atracação e um ponto privativo para operar líquidos
Na Ilha Barnabé existem dois pontos públicos de atracação e um ponto privativo para operar líquidos   Foto: Carlos Nogueira/AT

As obras de reparo estrutural do cais da Ilha Barnabé, na Margem Esquerda do Porto de Santos, devem começar em duas ou três semanas, informou nesta quarta-feira (30), a Autoridade Portuária de Santos (APS, o novo nome da Codesp). Segundo a empresa, o planejamento desses trabalhos foram concluídos e já teve início a mobilização para a intervenção.


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A Ilha Barnabé é estratégica para a movimentação de granéis líquidos do Porto, concentrando 35% das operações desse tipo de carga.


Segundo a APS, o projeto prevê a recuperação estrutural do cais e dos dolfins (estrutura de concreto utilizada para a atracação de navios), a contenção do talude (lateral inclinada do canal de navegação), instalação de passarelas metálicas e construção de um dolfim de amarração, e será custeada com recursos próprios da SPA, no valor de R$ 24,8 milhões. 


O contrato, firmado com a empresa Ster Engenharia Ltda., tem prazo de 18 meses, mas as obras devem ser realizadas em no máximo 16 meses.


A Ilha Barnabé tem três berços de atracação: Píer 1 da Ageo, São Paulo e Bocaina. As obras ocorrerão nos berços São Paulo e no Bocaina, que acessam por tubulação os terminais da Ageo e da Adonai, e serão feitas de forma alternada: primeiro a interdição será no São Paulo e, após conclusão da manutenção e liberação para operações, será realizada no Bocaina. Desta forma, no tempo em que as intervenções durarem, haverá sempre dois berços operando na Ilha. 


Considerando que o Píer 1 tem maior capacidade de escoamento que os outros berços e que a SPA atuará para aumentar a produtividade de movimentação nos berços, o impacto na redução de capacidade esperado nesses berços com as intervenções é estimado entre 15% e 20% em termos anuais.


O processo licitatório foi deflagrado no início de 2019 e, de lá para cá, a SPA manteve constantes tratativas com os terminais para definir o cronograma das intervenções e suas etapas, de forma que os mesmos pudessem repassar as informações para que seus clientes programassem a chegada dos navios.


Recentemente, a Ilha Barnabé também recebeu melhorias em sua infraestrutura de acesso. No ano passado, a SPA concluiu os serviços de recuperação da pavimentação da estrada, que é o único acesso rodoviário às instalações dos terminais de granéis líquidos e ao terminal da DP World. A estrada faz a conexão com a rodovia Cônego Domênico Rangoni, na altura do km 251, ligação ao sistema Anchieta/Imigrantes, recebendo fluxo médio diário de 1.500 caminhões.


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