O futuro do Porto de Santos

Última edição do ano da coluna Conheça o Porto aponta as planos e expectativas para o cais santista

Por: Da Redação  -  28/12/19  -  21:26
Porto de Santos oferece vagas de emprego em diversos setores
Porto de Santos oferece vagas de emprego em diversos setores   Foto: Divulgação

A expansão e o desenvolvimento do Porto de Santos, o principal da América Latina, estão nos planos do Governo Federal. Há vários projetos, tanto no Ministério da Infraestrutura (pasta que administra os portos públicos do País) como na Presidência da República, com estes objetivos. Estes planos são o tema desta edição da coluna Conheça o Porto, a última do ano.


Uma dessas iniciativas é a desestatização da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), prevista para ocorrer nos próximos anos. O modelo ainda não está definido, o que deve acontecer a partir de estudos a serem realizados pelo BNDES neste ano. O projeto se encontra na carteira do Programa do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), da Presidência da República.


O Governo Federal também aposta no programa BR do Mar, que buscará mudar o sistema de fretamento de embarcações e impulsionar a navegação de cabotagem (o transporte marítimo de cargas pela costa de um país). Com isso, a expectativa é que Santos passe a concentrar cargas do Brasil, se consolidando como um hub port (porto concentrador de cargas).


A longo prazo, é estimado que o cais santista vá crescer 110% até 2060, movimentando 280,1 milhões de toneladas por ano. É o que mostra o Plano Mestre do Complexo Portuário de Santos, estudo disponibilizado pelo Ministério da Infraestrutura no início deste ano.


O estudo ainda aponta que, para desenvolver este potencial, o Porto de Santos deve melhorar seus acessos ferroviários – demanda que já está sendo tratada pela Codesp – e a utilização de seu canal de navegação, além de ampliar a participação da iniciativa privada em suas atividades.


Logo A Tribuna
Newsletter