Navio chinês que tinha casos suspeitos de coronavírus entra no Porto de Santos

Embarcação será inspecionada por autoridades sanitárias antes de iniciar operações na BTP, na Alemoa

Por: Fernanda Balbino  -  19/02/20  -  17:13
Práticos utilizaram equipamentos de proteção para evitar contaminações
Práticos utilizaram equipamentos de proteção para evitar contaminações   Foto: Carlos Nogueira/AT

O navio chinês Kota Perimpim, que tinha dois tripulantes suspeitos de terem sido infectados pelo coronavírus, atracou no Porto de Santos no início desta tarde (19). Ele será inspecionado por autoridades sanitárias antes de iniciar operações na Brasil Terminal Portuário (BTP), que fica na Alemoa.


Os práticos, profissionais responsáveis pela atracação de navios no Porto, usaram equipamentos de proteção individual, que incluem roupas adequadas, máscaras, luvas e óculos de proteção – peças que dificultam a subida a bordo. 


Práticos utilizaram equipamentos de proteção para evitar contaminações (Foto: Carlos Nogueira/AT)
 
Equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Grupo de Vigilância Epidemiológica (Governo do Estado) e do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig, da Prefeitura de Santos) vão a bordo para avaliar as condições de saúde dos marítimos.


Isto é necessário porque o navio passou pela China, o epicentro do coronavírus, nos últimos 30 dias e dois tripulantes, de um total de 25, ficaram doentes. Eles tiveram sintomas gripais – como tosse e dor de garganta – no caminho para o Brasil.


No entanto, a Anvisa, responsável pelo controle sanitário nos portos, descartou que os dois tripulantes tivessem sido contaminados pelo vírus. 


Atraso


A demora para a atracação do Kota Pemimpin no Porto de Santos não tem relação como estado de saúde dos tripulantes. Como o navio porta-contêineres está com sua carga máxima, ele precisava de uma maior profundidade no canal, caso contrário corria o risco de encalhar.


Para evitar esse risco, a atracação foi cancelada devido à altura da maré, que está baixa desde a noite de segunda-feira (17). O nível do mar na região tem estado ao menos 20 centímetros mais baixo do que o previsto, segundo  a Praticagem de São Paulo.


Logo A Tribuna
Newsletter