Marinha intensifica operações na costa brasileira

Nos últimos três meses, ações foram ampliadas para coibir ilícitos

Por: Da Redação  -  19/06/19  -  17:45
Investigação constatou que rombo na Codesp é de até R$ 37 milhões
Investigação constatou que rombo na Codesp é de até R$ 37 milhões   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Marinha intensificou, nos últimos três meses, a fiscalização na costa brasileira, em especial na faixa litorânea do estado, no estuário e nas áreas de espera (fundeadouros) de navios mercantes do Porto de Santos. A medida pretende aumentar a segurança no trânsito de embarcações e visa coibir crimes ambientais, contrabando, tráfico de drogas, entre outros ilícitos.


Nos últimos dias 12, 13 e 14, ocorreu uma ação conjunta entre a Secretaria da Receita Federal (SRF), o Departamento de Polícia Federal (DPF), inclusive com o Núcleo Especial de Polícia Marítima, o Nepom), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Polícia Militar Ambiental.


As equipes abordaram diversas embarcações de pesca e de prestadoras de serviços marítimos portuários. Um barco pesqueiro foi apreendido e outros receberam notificações por irregularidades. A Marinha prevê a realização de uma nova operação ainda neste mês.


Os trabalhos são realizados por equipes da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste. Segundo o comandante do Grupamento, capitão de fragata Carlos Marden, a ampliação da presença da Marinha na região é possível em função da permanência de um navio patrulha na área marítima de São Paulo e do Paraná.


Logo A Tribuna
Newsletter