Ibama apreende 60 toneladas de peixes no Porto de Santos

Pesqueiros estavam nas proximidades das plataformas de petróleo Mexilhão e Merluza, área proibida para esse tipo de atividade pesqueira

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/03/21  -  10:46
Os proprietários dos pesqueiros responderão por crime ambiental
Os proprietários dos pesqueiros responderão por crime ambiental   Foto: Divulgação/Polícia Militar

O Ibama autuou na madrugada de terça-feira (23), no cais da Capitania dos Portos de Santos (SP), duas embarcações com 60 toneladas de peixes capturados em área proibida. A ação foi coordenada pelo Grupamento da Patrulha Naval Sul e Sudeste, de Santos, por meio da Operação Plataforma, e abordou embarcações pescando nas proximidades das plataformas de exploração de petróleo Mexilhão e Merluza, área proibida para esse tipo de atividade pesqueira, por apresentar risco de segurança para a plataforma. Cerca de 60 toneladas de pescados foram apreendidos e serão doados.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima Estado de São Paulo, subordinada ao 3° BPAmb, providenciou toda a logística para auxiliar na destinação da apreensão dos pescados diversos, a maioria da espécie Atum, feita pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Os dois pesqueiros foram atracados na Capitania dos Portos em Santos, onde foi realizada a descarga e doação de todo o pescado às instituições cadastradas.


A atividade irregular foi flagrada pela aeronave Poseidon do IBAMA, que atua rotineiramente em atividades de fiscalização, e informou à patrulha naval Guajará sobre a localização dos infratores. De acordo com Ana Angélica Alabarce, responsável pela Unidade Técnica de Santos do IBAMA, "além de pescarem em área ilegal, as embarcações estavam com os equipamentos de rastreamento desligados, além dos nomes e dos números das embarcações com difícil visualização, o que garantiu três autos de infração para cada embarcação".


Os proprietários dos pesqueiros responderão por crime ambiental
Os proprietários dos pesqueiros responderão por crime ambiental   Foto: Divulgação/Polícia Militar

Os dois barcos foram lacrados pela Capitania dos Portos e uma terceira embarcação, que incorreu na mesma infração, está sendo aguardada para providências legais. Os proprietários dos pesqueiros responderão administrativamente e penalmente por crime ambiental.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (13)3348-4750.


Logo A Tribuna
Newsletter