Exportações de açúcar estão em crescimento no Porto

Unica cita aumento “expressivo” desde abril, quando ocorre o início da safra de cana-de-açúcar na região Centro-Sul

Por: Da Redação  -  16/07/20  -  21:56
Mesmo com boa performance, houve queda de movimentação entre as cargas que costumam ter destaque
Mesmo com boa performance, houve queda de movimentação entre as cargas que costumam ter destaque   Foto: Carlos Nogueira/AT

A valorização do dólar perante o real, o início da safra de cana-de-açúcar e a redução da produção de etanol aumentaram a demanda de exportações de açúcar. Nesta quarta-feira (15), 33 navios estavam fundeados na Barra do Porto de Santos destinados à carga do produto. Mas, de acordo com o site da Autoridade Portuária de Santos (APS), apenas nove estavam planejados e aguardavam para atracar. 


Segundo o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, as escalas semanais de navios para embarque de açúcar tiveram crescimento expressivo desde a primeira semana de abril, quando ocorre o início da safra de cana-de-açúcar na região Centro-Sul. 


“Assim, a nomeação para embarque saltou de 1 milhão de toneladas no início de abril para mais de 4 milhões de toneladas na terceira semana de maio, com um tempo de espera para atracação de 40 dias. Isso está acontecendo em vários terminais no Porto de Santos e também em Paranaguá (PR)”. 


Rodrigues destaca que a fila supera 70 navios agendados, cujo destino principal neste momento é a China, seguido de Argélia e Indonésia. “Desde o início do ano, já tínhamos a expectativa de maior produção e exportação de açúcar, cenário que se acentuou num momento difícil que é a pandemia. São problemas pontuais de cunho operacional dado o alto movimento”. 


De acordo com a Agência Willians, este ano está diferente do ano passado porque as usinas estão produzindo mais açúcar do que etanol, em decorrência da variação de preço. Segundo a empresa, como terminais estão atendendo um navio de cada vez, surge a fila. Mas as operações estão seguindo normalmente, destacou. 


Os números do balanço de junho da Autoridade Portuária sobre a movimentação no cais santista, divulgados esta semana, confirmam o aumento da demanda pelo produto. Nos primeiros seis meses de 2020, foram embarcadas mais de 8,7 milhões de toneladas de açúcar, o que representa um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.


Logo A Tribuna
Newsletter