Em quarentena, navio Costa Fascinosa segue para Barra de Santos

Embarcação tem 19 tripulantes contaminados pelo coronavírus

Por: Da Redação  -  16/04/20  -  11:44
Atualizado em 16/04/20 - 11:46
Monitorada pela Anvisa, embarcação de cruzeiros está em quarentena pelo menos até o próximo dia 26
Monitorada pela Anvisa, embarcação de cruzeiros está em quarentena pelo menos até o próximo dia 26   Foto: Sílvio Luiz/AT

O navio de cruzeiros Costa Fascinosa desatracou e retornou para a área de fundeio do Porto de Santos, nesta quarta-feira (16). O objetivo da operação é a realização do descarte de efluentes da embarcação e a captação de água. O retorno ao complexo santista está previsto para o próximo sábado (18).


A operação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que monitora o navio. Isto porque há 19 casos confirmados da Covid-19 a bordo. Além disso, há outros seis casos suspeitos da doença entre os tripulantes. 


O último caso suspeito da Covid-19 foi relatado no último domingo (12). Com isso, o prazo de 14 dias de quarentena recomeçou e vai até o próximo dia 26.


A captação de água em alto mar serve para alimentar o sistema do navio. A embarcação tem capacidade de produzir sua água de consumo a partir da água do mar e, assim, não depende do embarque de água potável no Porto.


Até agora, dez tripulantes desembarcaram para atendimento médico de emergência, todos com confirmação da doença por exame laboratorial. Desses, quatro estão curados e já receberam alta hospitalar.


Outros três permanecem em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e correm risco de morte. Segundo a equipe médica, um deles está em estado gravíssimo. Três ainda seguem internados, mas sem necessidade de assistência intensiva.


O Fascinosa chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Até agora, 75 marítimos brasileiros que não apresentaram sintomas da doença foram desembarcados. O mesmo ocorreu com 227 filipinos. Ainda há 452 pessoas a bordo.


Outros navios


De acordo com a Anvisa, não há outros navios no Porto de Santos com casos suspeitos da Covid-19. Isto vale tanto para as embarcações de cruzeiros como para os cargueiros.


Além do Costa Fascinosa, outras três embarcações de passageiros estão na área de fundeio do Porto de Santos. São eles, o MSC Poesia, o MSC Seaview e o MSC Musica.


Logo A Tribuna
Newsletter