Ecopátio realiza ações de sustentabilidade com crianças da rede municipal de Cubatão

Objetivo é oferecer às crianças um dia com atividades lúdicas, brincadeiras e muita informação

Por: Da Redação  -  19/02/20  -  01:30
  Foto: Carlos Nogueira/AT

O Ecopátio abriu as portas a alunos de 5 a 6 anos das escolas municipais de Cubatão, onde está sediado, para abordar o tema sustentabilidade. A ação começou em setembro de 2019, por meio de uma parceria com a prefeitura. A ideia é oferecer às crianças um dia diferente, de atividades lúdicas, brincadeiras e muita informação.


“A mensagem para essas crianças é que cuidar do nosso planeta e do meio ambiente é importante. É uma contribuição que damos à sociedade por um mundo melhor”, disse Robson Luiz Bissani, gerente de Operações do Ecopátio. 


Cinquenta alunos da Unidade Municipal de Educação (UME) Amapá estiveram no Centro de Pesquisa Ambiental (CPA) da empresa, entre a manhã e a tarde desta terça-feira (18). O espaço foi montado, no ano passado, especialmente para esta finalidade social. Em setembro, outra turma da mesma escola foi a primeira a participar das atividades. 


“Trabalhamos [com os alunos] as atitudes sustentáveis, por meio de histórias, músicas... É uma rotina dentro da grade curricular. Qualquer atividade prática faz a diferença no dia a dia, pois a criança vivencia tudo o que ensinamos. Eles viram educadores dentro de casa”, conta a professora Luciana Avelino Ramos.


Atividades


Em um contêiner climatizado, os alunos assistiram a uma palestra sobre educação ambiental por meio de mágica. Entre um truque e outro, uma informação sobre o tema. A ideia agradou. “Gostei muito das mágicas e vou contar o que vi em casa”, disse Djalma Pereira Neto, de 5 anos. 


Após a palestra, pausa para o lanche. Mas com os olhares já voltados à equipe de animação, que os levou até o local do plantio de mudas. Cada criança pôde escolher uma espécie, regar e, por fim, plantar. Tudo sob a supervisão de um profissional do Ecopátio. “Depois dessas visitas, o interesse deles [alunos, sobre o tema] é sempre maior”, diz Luciana.


“A sustentabilidade está no DNA do Grupo EcoRodovias. Tanto que é Ecoporto, Ecovias... Trabalhamos muito forte essa questão e a interação com a sociedade. A empresa prepara projetos para atuar nesse ramo”, reforça Bissani. 


Visitas


As escolas municipais de Cubatão interessadas em participar do projeto no CPA do Ecopátio devem enviar e-mail para Rhecopatio@ecopatio.com.br.


Logo A Tribuna
Newsletter