Costa Fascinosa deixa o Porto de Santos para serviços de manutenção

Navio de cruzeiros MSC Poesia atracou no berço onde estava o Costa Fascinosa para reabastecimento

Por: Da Redação  -  07/04/20  -  11:44
Navio permanece em quarentena e, após a conclusão dos serviços previstos, voltará a atracar no Porto
Navio permanece em quarentena e, após a conclusão dos serviços previstos, voltará a atracar no Porto   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O navio de cruzeiros Costa Fascinosa, que está em quarentena, foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a deixar o Porto de Santos nesta segunda-feira (6) e fundear na barra, área da costa utilizada para a permanência de embarcações que aguardam para atracar no complexo marítimo. 


Segundo a Anvisa, órgão federal responsável pelo controle sanitário no Porto, o Fascinosa deixou o berço em frente ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, para realizar manutenções obrigatórias, exigidas pelas autoridades portuárias e a Marinha.


O navio permanece em quarentena e, após a conclusão dos serviços previstos, voltará a atracar no Porto, para que a Anvisa continue o monitoramento da situação de saúde a bordo. 


No último domingo (5), a agência autorizou o desembarque de 75 brasileiros que não apresentavam sintomas da covid-19 e estavam a bordo do Fascinosa. A medida foi comunicada à Prefeitura de Santos, seguindo a decisão liminar da Justiça Federal, obtida pela Administração Municipal.


Com o desembarque dos 75 tripulantes brasileiros, o navio permanece com 679 tripulantes a bordo da embarcação de cruzeiros. 


Dez tripulantes foram removidos para atendimento hospitalar de urgência e estão internados em hospital da Cidade. O último a desembarcar foi um dos médicos do navio, um italiano, de 70 anos, que precisou ser removido por suspeita de infarto.


MSC Poesia


Com a saída do Costa Fascinosa, o berço em frente ao Terminal Giusfredo Santini foi ocupado pelo também navio de passageiros MSC Poesia, da armadora MSC Cruzeiros. Ele estava fundeado na barra há quase 15 dias, após os cruzeiros marítimos terem sido suspensos.


A bordo estão apenas tripulantes, todos bem de saúde, sem suspeita de coronavírus.


Conforme apurou A Tribuna, o Poesia atracou para o reabastecimento de água potável (cerca de 1.000 toneladas) e provisões. Essa operação deve ser concluída entre o final deste manhã e o início da tarde, quando o navio voltará para a barra.


Logo A Tribuna
Newsletter