Com Covid-19, médico do navio Costa Fascinosa morre aos 70 anos em Santos

Inicialmente, a suspeita era de que o tripulante havia sido vítima de um infarto porque ele foi encontrado desmaiado em sua cabine no último dia 4

Por: Fernanda Balbino  -  16/04/20  -  17:09
Atualizado em 16/04/20 - 17:23
Médico de 70 anos do cruzeiro morre infectado pelo coronavírus
Médico de 70 anos do cruzeiro morre infectado pelo coronavírus   Foto: Silvio Luiz/AT

Morreu o médico do navio de cruzeiros Costa Fascinosa, que tem 26 tripulantes infectados por covid-19 e segue na área de fundeio do Porto de Santos. O profissional, um italiano de 70 anos, foi desembarcado no último dia 4 após ser encontrado desmaiado em sua cabine.  


A suspeita inicial era de infarto. Mas, depois, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou tratar-se de mais um caso suspeito de covid-19. Atualmente há 26 casos confirmados de coronavírus a bordo.


Até agora, 10 tripulantes foram removidos do navio. Nove marítimos do Costa Fascinosa seguem internados em hospitais de Santos. Três deles estão em unidades de terapia intensiva (UTI).  


A embarcação desatracou, na quarta-feira (15), e retornou para a área de fundeio do Porto de Santos. O objetivo da operação é a realização do descarte de efluentes da embarcação e fazer a captação de água. O retorno ao cais santista está previsto para o próximo sábado (17).    


A captação de água em alto mar serve para alimentar o sistema do navio. A embarcação tem capacidade de produzir sua água de consumo a partir da água do mar e não depende do embarque de água potável do Porto.   


O último caso suspeito de covid-19 foi relatado no último domingo. Com isso, o prazo de 14 dias de quarentena recomeçou e vai até o próximo dia 26. 


O Costa Fascinosa chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Até agora, 75 marítimos brasileiros que não apresentaram sintomas da doença foram desembarcados. O mesmo aconteceu com 227 filipinos. Ainda há 452 pessoas a bordo. 


Outros navios  


De acordo com a Anvisa, não há outros navios no Porto de Santos com casos suspeitos de covid-19. Isto vale tanto para as embarcações de cruzeiros como para os cargueiros.   


Além do Costa Fascinosa, outras três embarcações de passageiros estão na área de fundeio do Porto de Santos. São eles, o MSC Poesia, o MSC Seaview e o MSC Musica.


Logo A Tribuna
Newsletter