BNDES é contratado para estudar privatização do Porto de Santos

Anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas

Por: Da Redação  -  21/04/20  -  22:18
 Porto de Santos iniciou operações no interior do canal para evitar correntes e rajadas de vento
Porto de Santos iniciou operações no interior do canal para evitar correntes e rajadas de vento   Foto: Carlos Nogueira/ AT

O Governo Federal deu mais um passo para mudar o modelo de gestão do Porto de Santos. Na segunda-feira (20), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou que a pasta já assinou o contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para que a entidade de fomento realize os estudos para a privatização da Autoridade Portuária de Santos.


O anúncio ocorreu durante a participação de Freitas de uma live da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).


A oficialização da contratação do BNDES estava prevista para esses dias. Na semana passada, em live promovida pelo Grupo Tribuna, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério, Diogo Piloni, informou que o contrato seria assinado nos dias seguintes.


Desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro, no final de 2018, sua equipe defendia a privatização da administração do Porto – suas operações já estão sob o controle da iniciativa privada desde os anos 90. A ideia é que o Ministério e o BNDES estudem o melhor modelo para garantir que o setor privado participe dessa gestão, garantindo um aumento de eficiência no complexo.


Logo A Tribuna
Newsletter