EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

22 de Setembro de 2019

Autoridades do Porto de Santos visitam o Porto de Houston, nos EUA

Atividade completa a programação do Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos

Empresários e autoridades do Porto de Santos e do sistema portuário brasileiro visitam nesta semana um dos complexos marítimos que mais crescem nos Estados Unidos, o Porto de Houston (Texas). Entre os projetos que irão conhecer, está a expansão de sua infraestrutura, com a ampliação do canal de navegação. O projeto, estimado em cerca de US$ 1 bilhão, está em estudo e é considerado estratégico para seu desenvolvimento, ao permitir o tráfego de dois navios de grande porte em sentidos opostos, simultaneamente, e facilitar as operações de contêineres e granéis líquidos da região.

Na agenda da visita, também estão reuniões com executivos do polo tecnológico de Austin, no Texas.

A atividade completa a programação do Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, realizado pelo Grupo Tribuna nos últimos dias 24 e 25, na Cidade. A viagem é organizada com apoio da Câmara de Comércio Brasil Texas (Bratecc) e o corpo consular dos Estados Unidos no Brasil.

Entre as autoridades que integram o grupo, estão os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor), Francisval Mendes e Adalberto Tokarsky, e o diretor de Relações com o Mercado e Comunidade da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Danilo Veras.

Importância

Houston tem se destacado como um dos principais portos dos Estados Unidos, ocupando a sexta posição em cargas conteinerizadas e a terceira colocação em tonelagem de mercadorias de comércio exterior. É o principal da costa do Golfo do México (responde por 69% do tráfego de contêineres da região) e reúne mais de 200 terminais industriais públicos e privados.

A programação da visita técnica terá início na próxima terça-feira, com a ida ao Galena Park Marine Terminal, um dos terminais de granéis líquidos do complexo. Em seguida, estão previstas reuniões com a direção da Autoridade do Porto de Houston, na sede da entidade, e serão conhecidos terminais de contêineres e carga geral do complexo - o Turning Basin Terminal General Cargo Terminal e o Bayport Terminal (BPT). À noite, o grupo se reunirá com integrantes do Consulado do Brasil em Houston.

Na quarta-feira (11), estão previstas reuniões nos terminais retroportuários do Port Terminal Railroad Association e do UTC Overseas e na fabricante de equipamentos portuários Konecranes. Na quinta-feira, a programação continua com encontros com pesquisadores do campus de Austin da Universidade do Texas e executivos de empresas do polo tecnológico de Austin, como a Kilroy Blockchain e a IBM.