Anvisa faz inspeção no navio Costa Fascinosa, atracado no Porto de Santos

Tripulação está sendo mantida em suas cabines desde quando a embarcação atracou no cais santista

Por: Fernanda Balbino  -  30/03/20  -  23:03
Costa Fascinosa está atracado desde o último sábado (28) em Santos
Costa Fascinosa está atracado desde o último sábado (28) em Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

O navio Costa Fascinosa, onde 35 tripulantes têm suspeita de coronavírus, foi inspecionado por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os trabalhos levaram cerca de três horas e serviram para avaliar as condições de isolamento da tripulação, além de procedimentos de limpeza, climatização e outras rotinas da embarcação. 


Desde o último dia 19, toda a tripulação do Costa Fascinosa está sendo mantida em suas cabines, sem acesso a áreas comuns do navio. Isto aconteceu após dois passageiros terem contraído coronavírus logo após a viagem. Além disso, sete marítimos seguem internados em um hospital de Santos. Dois já confirmaram a doença. 


As inspeções da Anvisa também avaliaram as rotinas de preparo dos alimentos e de lavagem das louças e utensílios de cozinha, além dos procedimentos de lavagem das roupas de cama e banho e roupas de uso pessoal.


Segundo a autoridade sanitária, a temperatura de toda a tripulação está sendo verificada duas vezes ao dia. “Os resultados que causem alerta estão sendo informados à Anvisa pelo sistema de notificação”. 


Já as refeições estão sendo deixadas na porta de cada cabine. O objetivo é evitar o trânsito de pessoas em direção às estações de alimentação. 


Ação na Justiça 


No último domingo (29), a Prefeitura de Santos obteve uma liminar que impede o desembarque dos tripulantes. A decisão surgiu um dia após a atracação da embarcação no cais santista. 


De acordo com a liminar do juiz Alexandre Berzosa Saliba, solicitada pela Procuradoria do Município, só será permitido o desembarque de tripulantes que necessitarem de assistência médica. 


A Anvisa destaca que, desde a atracação do navio, não houve desembarque de tripulante. Isto acontecerá somente caso seja necessária assistência médica hospitalar, segundo os protocolos do órgão. 


“A permanência do navio atracado permite medidas como coleta de amostras e realização de testes rápidos e ainda a inspeção sobre a limpeza e desinfeção de superfícies, avaliação dos procedimentos de isolamento, manuseio dos resíduos sólidos, entre outras medidas”, destacou a Anvisa.


Logo A Tribuna
Newsletter