ANTT retém 12 caminhões por irregularidades no transporte de produtos perigosos

Ação faz parte da Operação Relíqua, que rastreia a movimentação e o transporte de produtos químicos no Porto de Santos

Por: Fernanda Balbino  -  29/09/20  -  23:06
  Foto: Divulgação

Um total de 12 caminhões foram retidos após flagrantes de irregularidades durante a operação Relíqua, do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mais de 91 multas foram aplicadas desde a última sexta-feira (25) e os trabalhos seguem até o dia 8.


A operação Relíqua tem como foco rastrear a movimentação e a armazenagem de cargas perigosas no cais santista. De acordo com o fiscal da ANTT, Andrei Rodrigues, o órgão concentrou suas equipes na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Guarujá.


Isto porque, nesta semana, cerca de 60 mil toneladas de nitrato de amônio foram desembarcadas em um terminal da Margem Esquerda do Porto. A carga importada é a mesma que causou, no mês passado, uma explosão na zona portuária de Beirute, onde estavam armazenadas irregularmente 2,7 mil toneladas do produto químico.


Na operação Relíqua, no Porto de Santos, diversas irregularidades foram encontradas no transporte da carga perigosa. Entre as 12 retenções, seis foram relacionadas ao nitrato de amônio. Caminhões transportando excesso da carga, sem autorização do Exército e com itens de segurança vencidos foram flagrados.


“Em um único caso, foram 12 irregularidades em um mesmo veículo, desde condições do caminhão e documentação”, destacou o fiscal da ANTT.


Rodrigues também citou, em alguns casos, a falta de licenças, como a emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) necessária para o transporte de produtos perigosos. "Quando há o flagrante, o caminhão é retido até que as irregularidades sejam sanadas e as autuações vão para o dono do veículo e também para quem expediu a carga”.


Entre os veículos retidos, está um que transportava uma carga de enxofre. O caminhão estava com os dez pneus carecas e extintores de incêndio vencidos, assim como os equipamentos de proteção individual do motorista.


Um outro veículo foi apreendido com resíduos hospitalares, como restos de seringas, dentro do compartimento de carga. Também houve um caso em que com contêiner tanque vazio continha acetato de vinila, substância que havia sido transportada anteriormente.


Logo A Tribuna
Newsletter