CPI investiga prefeito por uso de maquinário público em obra de amiga no Vale do Ribeira

Denúncia de morador traz áudios e vídeos que mostram conversas e caminhões fazendo serviço de aterro em chácara

Por: ATribuna.com.br  -  03/04/24  -  07:24
Denúncia foi aprovada por 5 votos a 3. Investigações já tiveram início e o prefeito ainda não se manifestou sobre o caso
Denúncia foi aprovada por 5 votos a 3. Investigações já tiveram início e o prefeito ainda não se manifestou sobre o caso   Foto: Reprodução/YouTube

O prefeito Wagner Costa (PL), de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, está sob investigação de uma Comissão Processante Investigativa (CPI) por suposto uso de maquinário público para obras em uma propriedade particular que não pertence a ele. O caso foi denunciado na Câmara de Vereadores, que acolheu o pedido.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Um morador protocolou a denúncia na Câmara Municipal no dia 21 de março, apresentando provas em áudios e vídeos que mostram conversas do prefeito, um dos funcionários envolvidos na obra e uma mulher, além de registros dos caminhões em operação em uma chácara particular.


O caso foi debatido entre os vereadores durante sessão no dia 25 de março e a CPI aprovada em plenário por 5 votos. Outros três parlamentares votaram contra, e um se absteve da votação.


Segundo as investigações, diversos caminhões da Prefeitura foram utilizados para fazer o aterramento de um tanque de água em uma chácara pertencente à mulher, que seria amiga de Wagner Costa. Os registros foram realizados entre os meses de agosto e setembro de 2023.


De acordo com Edson Leite (MDB), presidente da CPI, um dos elementos que chamaram a atenção foi a conversa de um dos funcionários da obra.


“Ele fala que vai fazer aos poucos para não chamar a atenção, mas que o prefeito já deu a ordem para fazer. Tendo em vista que é uma chácara particular, e não um imóvel da Prefeitura, a nosso ver, não teria motivo de a Prefeitura estar fazendo aquele trabalho. Foram usados muitos caminhões levando terra”, relata.


Edson afirma que o prefeito Wagner Campos recebeu a notificação na segunda-feira (1º) e tem até o dia 10 para se manifestar.


“Vamos fazer levantamentos e convocações para termos a certeza de tudo o que foi feito. Devemos analisar cada item da denúncia, e também veremos qual será a defesa do prefeito, respeitando a todos e dando uma resposta à população o mais rápido possível.


A CPI tem prazo de 90 dias, entretanto, o vereador afirma que deve apresentar uma resposta ao caso antes. “A comissão já começou com os trabalhos de investigação. Daqui a 10 dias retornamos com as reuniões, tendo em vista que o prefeito já deve ter apresentado a sua defesa. Estimo que em até 45 dias a gente mostre uma resposta para a população.


Entre os crimes que possam ser configurados na atitude do prefeito estão peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e uso de maquinário público para favorecimento de terceiros. Se condenado, Wagner Costa pode ter o mandato cassado.


O prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa, foi procurado para falar sobre a denúncia, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.


Logo A Tribuna
Newsletter