Bolsonaro venceria eleição para presidência, aponta pesquisa de revista

Apesar de solavancos na política e economia, presidente manteve sua base de apoio e garantiria, hoje, cerca de 30% do eleitorado nacional

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/07/20  -  15:13
Atualizado em 24/07/20 - 15:17
Bolsonaro deve prorrogar auxílio por mais 4 meses, mas com valor de R$ 300
Bolsonaro deve prorrogar auxílio por mais 4 meses, mas com valor de R$ 300   Foto: Marcos Corrêa/PR

Caso a corrida eleitoral para a sucessão da presidência da República fosse hoje, Jair Bolsonaro (sem partido) seria reconduzido para mais quatro anos à frente do Executivo nacional. É o que indica uma pesquisa exclusiva da revista Veja. Conforme a sondagem feita pelo periódico, o ex-capitão do Exército segue firme, mostrando mais uma vez que é um fenômeno político, apesar da crise política e econômica atual.  


Conforme o levantamento, os constantes solavancos políticos e falhas na condução da pandemia não mudaram a base eleitoral do presidente. Apesar de ter passado nos últimos três meses por uma tempestade política, Bolsonaro manteve sua fiel base de apoio, com cerca de 30% dos eleitores, levando em conta a margem de erro. E seria o escolhido dos brasileiros em todos os cenários de um virtual segundo turno de 2022, quando será realizada a eleição majoritária no País.


Pela sondagem, Bolsonaro teria hoje 29% de intenção de voto no primeiro turno, bem distante dos demais colocados na pesquisa do tradicional semanário. Na sequência, aparece o ex-ministro da Justiça e juíz da operação Lava-Jato, Sérgio Mouro (sem partido), que abocanhou apenas 17,1% do eleitoral. 


Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) – que pulverizaram o voto do eleitor mais inclinado à ala esquerda na eleição de 2018 – seguem disputando o mesmo eleitorado. Os dois políticos surgem colados nos dois primeiros colocados, com 13,4% e 9,9%, respectivamente. 


O apresentador global Luciano Huck (sem partido) aparece na quinta colocação, sendo preferido por 6,5% dos entrevistados. João Amoedo (Novo), com 4%, João Doria (PSDB), 3,4%, Guilherme Boulos (Psol), 1%, e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Wilzel (PSC), com 0,8% fecham a lista entre os mais lembrados pelo eleitorado. Nenhum dos pleiteantes foi a opção de 10% dos entrevistados e não sabem em quem votar registrou 4,9%. 


No eventual segundo turno, Bolsonaro ganharia em todos os cenários avaliados pela sondagem da publicação. O ex-capitão do Exército superaria Lula (45,6% frente a 36,4% do petista), Haddad (46,6% a 32%), Sérgio Moro (44,7% a 35%), Ciro Gomes (48% a 31,1) e João Doria (51,7% a 23%). 


O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 21 de julho, ouvindo 2.008 pessoas de 182 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima e para baixo. 


Logo A Tribuna
Newsletter