Bolsonaro ganharia de Lula, Moro, Ciro e Huck em 2022, sinaliza pesquisa

Pesquisa Exame/IDEIA indica que o ex-capitão do Exército concentraria 31% dos votos e venceria em um eventual segundo turno

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/09/20  -  13:23
Atualizado em 04/09/20 - 13:31
Presidente ainda falou que as consequências do vírus estão sendo potencializadas
Presidente ainda falou que as consequências do vírus estão sendo potencializadas   Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Se os brasileiros fossem às urnas hoje para escolher novo presidente, Jair Bolsonaro (sem partido) seria mantidopor mais quatro anos no cargo. É o que revela a rodada inicial de pesquisas de intenções de voto feita pela revista Exame eIDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.


Oex-capitãodo Exército aparece na liderança em todos os cenários, superando nomes como o do ex-presidente Lula (PT), ex-ministro Sérgio Moro(sem partido)eoutros candidatos ao cargo Executivo nacional, como Ciro Gomes(PDT) e Marina Silva (Rede).


Em um cenário de disputa de primeiro,Bolsonaro levaria a maioria dos votos (31%), seguido pelo ex-presidente Lula (17%)e Moro (13%) – segundo e terceiros colocados, respectivamente. Bolsonaro também aparece na liderança no segundo turno.


Na primeira rodada da pesquisa, oex-ministro Ciro Gomes (6%)aparece em quarto, seguido pelo apresentador globalLuciano Huck (5%). Estão empatados com 3% das intenções o governador de São Paulo, João Doria (PSDB)e João Amoedo(Novo). Marina Sila (2%) eo governador do Maranhão, Flávio Dino(PCdoB, com 1%) fecham a lista.


O número de eleitores que votariam em branco ou nulo soma 14% das intenções. O levantamento foi realizado com 1.235 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias 24 e 31 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.


Segundo turno


Nosegundo turno, Bolsonaro venceria todos os adversários. Num cenário contra Lula, o ex-capitão teria 42% dos votos, ante 31% do concorrente. Com Moro, a votação Bolsonaro venceria as eleições, mas com menor margem: o ex-ministro da Justiça teria 31% dos votos e Bolsonaro, 38%.


Se o adversário do presidente fosse Doria, Bolsonaro ganharia com 41% dos votos diante de 17% do governador de São Paulo.


*Com informações da revista Exame


Logo A Tribuna
Newsletter