Receita apreende 1,7 tonelada de cocaína em carga de tapioca no Porto de Santos

Segundo as autoridades, carga seria despachada de navio para Valência, na Espanha

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  25/02/21  -  20:50
Tabletes de cocaína foram apreendidos e encaminhados para sede da Polícia Federal em Santos
Tabletes de cocaína foram apreendidos e encaminhados para sede da Polícia Federal em Santos   Foto: Divulgação/Receita Federal

Pela terceira vez nesta semana, em dias consecutivos, equipes da Receita Federal apreenderam cocaína no complexo portuário de Santos. Nesta quinta-feira (25), 1.788 quilos da droga foram descobertos em uma carga de tapioca que será despachada de navio para Valência, na Espanha. Como nas ocasiões anteriores, ninguém foi preso.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na terça-feira (23), foram apreendidos 501 quilos de cocaína escondidos em sacas de açúcar. O destino de carga lícita será Gana, na África. Porém, como o navio fará baldeação no Porto de Antuérpia, na Bélgica, suspeita-se que o entorpecente seria desembarcado neste país.


Mais 67 quilos de cocaína foram achados na quarta-feira (24) no meio de uma carga de algodão. O destino final da mercadoria declarada na exportação é a Turquia, mas acredita-se que a droga ficaria no porto espanhol de Valência, onde ocorrerá baldeação. A Receita empregou escâner e cães farejadores nas três apreensões desta semana.


A Polícia Federal tem agora a missão de identificar os envolvidos nessas logísticas do narcotráfico internacional. A rede criminosa é extensa e envolve desde os agentes financiadores, muitas vezes donos de empresas, de fachada ou não, até aqueles envolvidos diretamente na colocação da droga em contêineres.


Neste ano, a Receita já retirou de circulação 4.408 quilos de cocaína preparados para sair do País pelo Porto de Santos. Em 2020, foram interceptadas mais de 20 toneladas, sendo registrada a apreensão recorde: 2.932 quilos da droga ocultas em bobinas de alumínio destinadas para Roterdã, na Holanda.


Logo A Tribuna
Newsletter