Prédio de Santos sofre ataques constantes de bandidos e moradores ficam sem sono e com medo; VÍDEO

Bicicletas já foram levadas e outras tentativas foram frustradas por ações dos próprios moradores

Por: Ted Sartori  -  26/03/24  -  12:56
Atualizado em 26/03/24 - 14:42
Um dos criminosos tenta abrir a porta com uma ferramenta, aparentemente uma chave de fenda, mas não consegue, enquanto outro acompanha e fica na cobertura
Um dos criminosos tenta abrir a porta com uma ferramenta, aparentemente uma chave de fenda, mas não consegue, enquanto outro acompanha e fica na cobertura   Foto: Reprodução

Quando o relógio está perto das 3 horas, os moradores do bloco da frente de um prédio na Avenida Conselheiro Nébias, no bairro Encruzilhada, em Santos, entre a Avenida Rodrigues Alves e a Rua Luiz Gama, não conseguem mais dormir direito e ficam de prontidão. As constantes invasões para assaltos, geralmente nesse horário, provocaram essa situação, causando variados prejuízos. (Veja no vídeo mais abaixo)


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A mais recente, ocorrida por volta de 3h desta terça-feira (26), ficou na tentativa, como foi registrado pelas câmeras de monitoramento. Um deles tenta abrir a porta com uma ferramenta, aparentemente uma chave de fenda, mas não consegue, enquanto outro acompanha e fica na cobertura.


A estrutura foi danificada, mas o imã da fechadura eletrônica, chamada de tag, era forte, seguiu funcionando e ajudou a impedir o arrombamento, aliado à ação dos moradores, e espantou a dupla.


Na manhã de domingo, às 8h50, o mesmo homem já tinha passado pelo local e tentado algo, certamente estudando o terreno no qual atuaria na madrugada de terça.



As duas tentativas anteriores a essa foram recentes. Registradas em 29 de fevereiro e no dia 3 deste mês, elas também acabaram frustradas porque os moradores ouviram a movimentação, gritaram "pega ladrão" e os ladrões fugiram. Mas nem sempre é assim.


"Já levaram várias bicicletas, além de vandalizar os portões", conta uma moradora, que reside há 14 anos no bloco dos fundos do edifício e preferiu não se identificar. Em 17 de setembro do ano passado, um homem, que também mora no local, teve duas bicicletas furtadas e registrou boletim de ocorrência. "Vamos registrar também a tentativa dessa noite", completou a moradora.


A moradora disse ainda que, na maioria das vezes, os criminosos vêm agindo de prédio em prédio, o que preocupa. "Eles agem com muita tranquilidade. Eu acho que é um combo, infelizmente: aumento da população de rua, usuários de drogas e falta policiamento na região", analisa.


Outro lado

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as as polícias Civil e Militar trabalham em conjunto para combater a criminalidade em todo o município de Santos, assim como na região do 4º DP.


As ações integradas, segundo o texto, possibilitaram a queda de 57,4% dos roubos e queda de 23,9% dos furtos, nos primeiros dois meses de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Ainda, 353 infratores foram presos e apreendidos, no município (um aumento de 27,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior). Foram apreendidas 118 armas de fogo ilegais, enfraquecendo as atividades ilícitas na região.


Ainda em nota, a SSP observa que a Polícia Civil realiza operações para combater crimes patrimoniais com auxílio da DEIC do Deinter 6. Diligências são realizadas para identificar possíveis autores desses crimes. Vale ressaltar a importância do registro da ocorrência, inclusive pela Delegacia Eletrônica.Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as as polícias Civil e Militar trabalham em conjunto para combater a criminalidade em todo o município de Santos, assim como na região do 4º DP.


As ações integradas, segundo o texto, possibilitaram a queda de 57,4% dos roubos e queda de 23,9% dos furtos, nos primeiros dois meses de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Ainda, 353 infratores foram presos e apreendidos, no município (um aumento de 27,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior). Foram apreendidas 118 armas de fogo ilegais, enfraquecendo as atividades ilícitas na região.


Ainda em nota, a SSP observa que a Polícia Civil realiza operações para combater crimes patrimoniais com auxílio da DEIC do Deinter 6. Diligências são realizadas para identificar possíveis autores desses crimes. Vale ressaltar a importância do registro da ocorrência, inclusive pela Delegacia Eletrônica.


Logo A Tribuna
Newsletter