Praia Grande decreta tolerância zero contra pancadões e realiza força-tarefa

Polícia impediu a realização de festas clandestinas durante comemorações de final de ano. Nos pancadões também foram apreendidas diversas motocicletas por irregularidades diversas

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  27/12/20  -  22:05
 Nos pancadões também foram apreendidas diversas motocicletas
Nos pancadões também foram apreendidas diversas motocicletas   Foto: Divulgação

A Prefeitura de Praia Grande organizou forças-tarefa no feriado prolongado de Natal e no fim de semana com as polícias Militar e Civil, impedindo a realização de bailes funk nos bairros Anhanguera e Vila Sônia. Sete motocicletas foram apreendidas por irregularidades diversas, sendo 43 pessoas detidas para averiguação. As autoridades monitoraram essas festas clandestinas, conhecidas por pancadões, pelas redes sociais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


“O nosso propósito foi o agir de forma antecipada, antes que estes eventos clandestinos se instalassem. Evitamos confusões nos bairros e a consequente perturbação ao sossego da população. A atuação antes do início dos bailes funk também evitou os confrontos que costumam ocorrer entre desordeiros e agentes públicos”, disse Maurício Vieira Izumi, titular da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande (Sesasp).


Além da apuração pelas redes sociais sobre os locais onde os pancadões aconteceriam, denúncias anônimas aos números 190 (Polícia Militar), 181 (Disque-denúncia) e 199 (Guarda Civil Municipal – GCM) contribuíram para o planejamento da força-tarefa. Da parte da Prefeitura atuaram agentes da GCM e da Secretaria de Trânsito (Setran). Estes últimos disponibilizaram guinchos para a remoção dos veículos apreendidos.


Além das sete motos, foram recolhidos um carro e oito bicicletas. Na sexta-feira (25), Dia de Natal, a força-tarefa impediu um pancadão no Anhanguera. No sábado (26), outro evento clandestino estava marcado para ocorrer na Vila Sônia, mas PMs e GCMs frustraram a sua realização. Antes deste evento, pilotos de moto se exibiram com os veículos em um conjunto habitacional do bairro, colocando em risco a vida própria e a da terceiros.



Sem o uso de capacete e sem a adoção de outras medidas de segurança, esses pilotos empinavam as motos e as aceleravam. A maioria delas apresentava alteração no escapamento para produzir ronco mais possante. Este tipo de mudança é infração grave, que prevê multa e retenção do veículo para regularização, conforme o Artigo 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dezoito autos de infração foram lavrados.


Em relação à condução inadequada das motos, o Artigo 174 do CTB considera infração gravíssima “promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito”. Neste caso, as penalidades são de multa mais elevada, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.


A Sesasp continuará monitorando as redes sociais e contando com a ajuda da população por meio de denúncias anônimas aos números 190, 181 ou 199 para evitar os pancadões. Neste final de semana prolongado, bailes funks na Capital, no Interior e nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá trouxeram transtornos aos moradores dos bairros nos quais eles ocorreram. Na Zona Sul de São Paulo, um homem foi morto a tiros. 


Logo A Tribuna
Newsletter