Polícia Civil e Vigilância Sanitária fecham canil após denúncias de maus-tratos

Além de um canil, uma clínica veterinária também foi autuado após denúncias anônimas

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  11/05/20  -  19:24
Atualizado em 11/05/20 - 19:52
Polícia e Vigilância Sanitária receberam denúncias de maus-tratos de animais
Polícia e Vigilância Sanitária receberam denúncias de maus-tratos de animais   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Denúncia anônima de maus-tratos a animais em um canil clandestino, onde também funciona uma clínica veterinária sem licença, no Vale do Ribeira, levou a Polícia Civil a descobrir o local e constatar estas e outras irregularidades.


Após cerca de uma semana de investigações, que contaram com um sobrevoo da área, a equipe do delegado Arilson Veras Brandão, da Delegacia de Itariri, localizou o canil no Distrito de Ana Dias, naquele município. Inquérito policial foi instaurado.


Munidos de mandado de busca e apreensão, os policiais se dirigiram ao canil no sábado (9). Eles estavam acompanhados do veterinário Francisco Puccio Greco Filho, coordenador técnico da Vigilância Sanitária municipal.


Equipe do Projeto Anjinhos da Rua, entidade de proteção a animais abandonados e vítimas de maus-tratos, em Peruíbe, também participou da força-tarefa e disponibilizou outro veterinário.


Operação ocorreu durante o último fim de semana
Operação ocorreu durante o último fim de semana   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cães e gatos


A maioria dos animais apresentava boas condições, exceto cinco gatos e dois cachorros, que foram apreendidos e entregues aos cuidados do Anjinhos da Rua. Na parte documental, se constatou a falta de alvará para as atividades de canil e clínica veterinária.


Procedimentos cirúrgicos, entres os quais castrações, eram realizados no espaço. No entanto, medicamentos, seringas, agulhas e outros materiais de uso veterinário estavam com prazo de validade vencido, motivando o total embargo do canil e da clínica.


Em uma geladeira de uso doméstico, no meio de alimentos, também foram recolhidas diversas ampolas de vacina com a validade expirada, potencializando os riscos à saúde e à própria vida dos animais que porventura fossem vacinados.


Um veterinário foi identificado como o responsável pelo local. O Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo será informado por ofício sobre a operação policial para adotar as medidas cabíveis no âmbito administrativo.


Além das multas aplicadas pela Vigilância Sanitária, outras poderão ser impostas pela Polícia Militar Ambiental devido aos maus-tratos. Cada multa, por animal maltratado, pode variar de R$ 2 mil a R$ 3 mil.


Materiais utilizados foram apreendidos
Materiais utilizados foram apreendidos   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Logo A Tribuna
Newsletter