PM e Rota fazem megaoperação para combate a furto de carga em trens na Baixada Santista

Ações visam identificar criminosos, apreender veículos usados para transporte das cargas e restituí-las às empresas

Por: ATribuna.com.br  -  24/01/23  -  15:54
Equipes da Rota estão na região para reforçar segurança nas ferrovias
Equipes da Rota estão na região para reforçar segurança nas ferrovias   Foto: Reprodução/TV Tribuna

A Polícia Militar, em conjunto com o Batalhão de Choque, realiza nesta terça-feira (24) uma operação para combate a roubos e furtos de carga em linhas férreas nas cidades de Cubatão e Guarujá. O reforço acontece após uma série de registros de ocorrências dessa natureza.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Seis equipes da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) atuam no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, enquanto outras 9 equipes da PM local se deslocaram para a linha férrea de Cubatão. As ações visam identificar e prender criminosos que atuam nos furtos a vagões e apreender veículos usados para transportar a carga.


"O principal objeto que eles (criminosos) visam são os grãos e também o diesel das locomotivas. Esse problema começou em março do ano passado de forma mais crítica", disse o tenente-coronel Gustavo Magnani, em entrevista para a TV Tribuna.


As ações da PM contam com apoio do helicóptero Águia, que sobrevoa a região para auxiliar nas buscas por criminosos e produtos subtraídos. A operação segue em andamento.


Magnani ressaltou que os autores desse tipo de crime costumam ter formas diferentes de agir, mas sempre com o mesmo objetivo.


"Às vezes, eles sobem com o trem em movimento, vão ensacando dentro do vagão e jogam na frente de uma comunidade, pra resgatar depois. Eles também conseguem, danificando o vagão, obrigar o trem a parar. Por baixo, eles retiram a mercadoria. A gente tem também problemas em locais de manobra (do trem). Esses são basicamente os modos mais comuns", explicou.


Logo A Tribuna
Newsletter