PF realiza operação na Baixada Santista contra o crime organizado e o tráfico internacional; VÍDEO

Com mandados de prisão e apreensão, cerca de 100 policiais federais atuam em quatro cidades da região nesta manhã (18)

Por: ATribuna.com.br  -  18/10/22  -  08:06
Atualizado em 18/10/22 - 08:10
Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Gênesis
Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Gênesis   Foto: Divulgação/Polícia Federal

Com objetivo de combater o crime organizado e o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Gênesis, pela qual 100 policiais atuam para cumprir 20 mandados judiciais em endereços de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. (veja no vídeo mais abaixo)


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Dos 20 mandados expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos, três são de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Além disso, foi determinado a apreensão de todos os bens imóveis e de veículos, bem como dos valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome de sete investigados.


Um dos destinos dos policiais é o bairro Embaré, em Santos.


De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou em novembro do ano passado. Durante o período, foi apreendida 1,6 tonelada de cocaína em três momentos: o primeiro em Hamburgo (Alemanha) e os demais em Santos, em cargas destinadas à Antuérpia (Bélgica) e Durban (África do Sul).


Ainda segundo a PF, a organização criminosa atuava na cadeia logística do tráfico internacional de drogas voltada às etapas do processo de exportação (contratação, estufagem e transporte) de cargas lícitas, nas quais de forma oculta e com meios aprimorados, era introduzida grande quantidade de cocaína destinada a países da Europa e África.



Os investigados serão indiciados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas variam de 10 a 25 anos de prisão.


Gênesis

O nome da operação faz alusão à primeira apreensão, que deu origem ao procedimento, criando mecanismos que permitiram identificar os mandamentos que norteavam a atuação da organização criminosa.


Logo A Tribuna
Newsletter