Operação encontra 'miniarsenal' no apartamento do secretário de saúde de Bertioga

Ação visou apurar apurar eventual irregularidade na locação de equipamentos para o combate à Covid-19

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  18/07/20  -  11:01
Três armas de fogo, 79 munições intactas e 62 cartuchos deflagrados foram encontrados
Três armas de fogo, 79 munições intactas e 62 cartuchos deflagrados foram encontrados   Foto: Eduardo Velozo Fuccia/AT

Em busca de provas de crimes relacionados a suposto desvio de dinheiro público destinado ao tratamento da Covid-19 em Bertioga, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Santos, do Ministério Público (MP), achou até o que não procurava: três armas de fogo, 79 munições intactas e 62 cartuchos deflagrados. O miniarsenal estava no apartamento do secretário de Saúde do Município.


A operação deflagrada nesta sexta-feira (17) se destinou a apurar supostas irregularidades em um contrato de R$ 483 mil entre a Prefeitura de Bertioga e a empresa Portela Mercantil e Prestação de Serviços para locação de equipamentos hospitalares voltados à instalação de dez leitos de UTI adulto.


O imóvel do secretário fica em um edifício no Jaguaré, Zona Oeste da Capital. Titular da pasta da Saúde, o médico Valter de Almeida Campoi, de 67 anos, não estava quando ali chegaram, ontem de manhã, um promotor e policiais civis, que lhe davam apoio. O integrante do Gaeco portava mandado de busca e apreensão expedido pela juíza Fernanda Regina Balbi, da 1ª Vara do Foro de Bertioga. Ele exibiu a ordem judicial à mulher do secretário.


Durante as buscas, os agentes públicos encontraram uma pistola Taurus 380, um revólver Smith & Wesson 32 e um revólver Taurus 38, além de 79 munições desses três calibres. Também foram recolhidos 62 cartuchos deflagrados de revólver 38. O material foi apreendido e encaminhado ao Instituto de Criminalística. A mulher do secretário disse que as armas e munições são de família e estavam apenas guardadas no imóvel.


A pistola e os dois revólveres estão com a numeração aparente e puderam ser pesquisados. Os armamentos não têm queixa de furto, roubo ou extravio, mas também não estão registrados no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal.


O Gaeco revistou outro endereço vinculado ao secretário, no Jardim Rio da Praia, em Bertioga, onde ele também não estava.


Demais endereços


A pedido do MP, a juíza Fernanda Balbi expediu mandados de busca e apreensão para um total de 12 endereços, incluindo os dois vinculados ao médico. Eles ficam em Bertioga (dois), São Paulo (quatro), Suzano (quatro), Mogi das Cruzes (um) e Santo André (um). Na cidade da Baixada Santista, além da casa de Valter, também foi vistoriada a Secretaria Municipal de Saúde, na Praça José Molinari, s/nº, no Centro.


A magistrada autorizou revistar esses locais e apreender documentos, celulares, computadores e quaisquer mídias que permitam armazenar dados eventualmente ligados aos fatos investigados pelo Gaeco. Os mandados também abrangeram drogas, armas e objetos que, por si sós, impliquem outros crimes, razão pela qual foi recolhido o miniarsenal no apartamento do médico.


Cinco dos endereços vistoriados são de empresas da área de comércio de produtos médico-hospitalares e de prestação de serviços. As pessoas jurídicas ficam em Suzano (duas), São Paulo (duas) e Mogi das Cruzes (um), em imóveis com características residenciais. Os materiais apreendidos nesses locais foram levados ao Gaeco – Núcleo Santos e serão analisados pelos promotores.


Forte aparato policial foi mobilizado para apoiar o MP no cumprimento dos mandados. As três delegacias da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos participaram da operação. Montaram-se equipes para revistar os endereços simultaneamente, a partir das 6 horas. Ao menos um promotor compunha cada uma.


*com informações do Estadão Conteúdo


Logo A Tribuna
Newsletter