Operação da Polícia Civil resulta na prisão de 197 pessoas na Baixada e Vale

Ação também teve a apreensão de 115 kg de drogas nas cidades de Santos, Itanhaém, Mongaguá, Registro e Jacupiranga

Por: Júnior Batista & De A Tribuna On-line &  -  19/12/19  -  23:11
Ao todo, 115 kg de drogas foram apreendidos em operação do Deinter-6
Ao todo, 115 kg de drogas foram apreendidos em operação do Deinter-6   Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil das cidades de Santos, Itanhaém, Mongaguá, Registro e Jacupiranga apresentaram um balanço da última operação do ano, realizada entre terça (17) e quinta-feira (19) nestas regiões.


Ao todo, foram 197 presos e 23 menores apreendidos. Entre as apreensões, estão 15 veículos, nove armas de fogo e 115 kg de drogas, além de 93 litros de lança-perfume. Esta é a última de 12 operações realizadas ao longo deste ano.


Dentre as prisões registradas na operação, 36 pessoas foram detidas em flagrantes. Outras 155 pessoas foram detidas, mas assinaram termo circunstanciado.


Mongaguá


Duas pessoas foram presas e dois adolescentes da mesma família apreendidos pelo crime de falsificação de documentos, organização criminosa e corrupção de menores em uma casa do bairro Flórida.


Eles estavam com centenas de RGs, CNHs, carteiras de trabalho e passaportes falsos ou em branco, além de selos do tabelionato, que seriam usados em crimes de estelionato. O pai e a mãe da família foram detidos em flagrante, mas os adolescentes, de 16 e 14 anos, foram liberados a guardiões, que assinaram um termo de compromisso.


O pai da família é bacharel em Direito, mas tinha o registro na OAB cassado. Segundo o delegado titular de Mongaguá, Luiz Antônio Pereira, ele já tinha passagens pela polícia por outros crimes.


Documentos falsos foram localizados em Mongaguá
Documentos falsos foram localizados em Mongaguá   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Crime ambiental


Policiais apreenderam mais de 200 mil conchas de caramujo hospedeiro, totalizando 5,5 toneladas, também em Mongaguá. Natural do Nordeste, o caramujo hospedeiro é que faz o famoso escargô do Nordeste, mas tanto sua pesca para alimentação quanto a comercialização de suas conchas, que chegam a pesar 3 kg cada, são controlados pela Polícia Ambiental. Apenas uma concha pode valer R$ 300.


Ninguém foi preso, mas um homem, que estava no local onde foram apreendidas as conchas, está sendo investigado. A suspeita é que os caramujos hospedeiros tenham vindo da clandestinamente da cidade de Ilha de Taparica (na Baía de Todos os Santos), na Bahia.


A Polícia Ambiental acompanha o caso e a investigação também está sendo feita em parceria com a Polícia Civil do estado baiano. As conchas serão analisadas pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).


Registro e Cajati


Um casal foi preso em um sítio de Registro armazenando 3,5 kg de drogas, entre crack e cocaína, que já estavam embalados e prontos para consumo.


Já em Cajati, uma pessoa foi presa com quatro armas modificadas. O homem detido em flagrante tinha uma pequena “fábrica” de espingardas, feitas manualmente. Os objetos são muito usados na região em caças.


Pequena fábrica de armas foi descoberta pela polícia
Pequena fábrica de armas foi descoberta pela polícia   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Logo A Tribuna
Newsletter