Operação da Polícia Civil na Baixada e Vale tem 174 presos e apreensão de drogas e armas

Efetivo contou com 375 policiais em 124 viaturas em 24 municípios, entre Bertioga e Barra do Turvo

Por: Eduardo Velozo Fuccia & Da Redação &  -  24/07/19  -  23:22
Mais de 120 kg de drogas foram apreendidos e 174 pessoas presas
Mais de 120 kg de drogas foram apreendidos e 174 pessoas presas   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em mais uma operação mensal de 24 horas deflagrada na região, a Polícia Civil levou para a cadeia 174 adultos e retirou de circulação 120,6 kg de entorpecentes e 12 armas de fogo. Entre os presos, 36 foram autuados em flagrante e 138 eram procurados da Justiça.


Com área de abrangência em 24 municípios, entre Bertioga e Barra do Turvo, na divisa com o Paraná, a operação contou com efetivo de 375 policiais em 124 viaturas. Ela teve início terça (23) e terminou quarta-feira (24), sem que houvesse qualquer incidente.


“Não houve um tiro, ninguém ficou ferido”, enfatizou o delegado seccional de Registro, Flávio Ruiz Gastaldi. Ele responde interinamente pela chefia da Polícia Civil na região, durante as férias do delegado Manoel Gatto Neto, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6).


Entre os procurados da Justiça capturados, dois chamam a atenção. Um deles é Sidnei Alves Pinto, o 'Cigano', de 37 anos. Condenado a sete anos de reclusão no Paraná, onde atuava como liderança da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), ele foi preso em Guarujá.


O outro procurado é Giovani Silva de Melo, de 33 anos. Localizado em Peruíbe, ele tem contra si ordem de captura da Justiça de Pernambuco, onde está condenado por roubo e tráfico de drogas, sendo ainda suspeito do homicídio de um policial militar. Com ele foi apreendido um revólver 38 com a numeração raspada.


Também houve a apreensão de 20 adolescentes acusados de vários delitos e a detenção de 184 pessoas autoras de infrações penais de menor potencial ofensivo. Elas foram liberadas após a elaboração de termos circunstanciados (TCs).


Drogas


Mais de 120 kg de drogas foram apreendidos
Mais de 120 kg de drogas foram apreendidos   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Entre os entorpecentes apreendidos, estão 103,7 kg de maconha, 16,2 kg de cocaína e 560 gramas de crack, além de 96 comprimidos de ecstasy e 190 litros de lança-perfume de fabricação caseira, mais conhecido por 'loló'.


Uma das principais apreensões foi em Morrinhos, Guarujá. Em um barraco, policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) acharam 15,3 kg de maconha, 2 kg de cocaína e lança-perfume. Também foram recolhidos espingarda, munições, dois coletas à prova de balas, carregador de fuzil e balanças. Não houve prisões.


Outra equipe da DIG descobriu um depósito de drogas na Favela Pantanal, no Saboó, em Santos. Ninguém estava no local, mas lá havia 5,3 kg de maconha, dezenas de cápsulas de cocaína, frascos de lança-perfume, dois coletes à prova de balas e anotações com a contabilidade do tráfico.


Espadas


Espadas apreendidas em Santos
Espadas apreendidas em Santos   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um caso curioso na operação foi a apreensão de quatro espadas. Em bom estado de conservação e com timbre das Forças Armadas, elas estavam no antigo Hotel Japonês, que funcionou na Rua Brás Cubas, 239, na Vila Nova, em Santos. O local virou cortiço.


Munidos de mandado de busca e apreensão, policiais do 4º DP de Santos revistaram um cômodo do hotel para checar denúncia de tráfico. Ninguém estava no quarto, mas lá havia 3,2 kg de cocaína, 25 gramas de maconha, duas balanças e materiais destinados ao preparo de drogas.


Enquanto ainda se encontravam no antigo hotel, os investigadores se depararam com as espadas no corredor. As investigações prosseguem para se apurar a origem destes objetos e os donos dos entorpecentes.


Logo A Tribuna
Newsletter