Operação da PF desarticula quadrilha envolvida em desvio de Fentanil

Um dos mandados de busca e apreensão aconteceu na cidade de Itanhaém

Por: Eduardo Velozo Fuccia & Da Redação &  -  17/07/19  -  13:00
PF desarticulou quadrilha que fazia desvios de Fentanil para os Estados Unidos
PF desarticulou quadrilha que fazia desvios de Fentanil para os Estados Unidos   Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (16) operação para desarticular uma quadrilha envolvida no desvio do opióide Fentanil para os Estados Unidos. Um dos nove mandados de busca e apreensão cumpridos foi em Itanhaém. A agência norte-americana de combate às drogas (DEA) cooperou com as investigações.


Os demais mandados de busca foram cumpridos na cidade de São Paulo e nos municípios catarinenses de São José, Tijucas e Florianópolis. Também foram expedidos oito mandados de prisão, sendo três temporárias e cinco preventivas.


Potente anestésico, de alta letalidade quando usado de forma indevida, o Fentanil era desviado por funcionários da Santa Casa de Misericórdia em São Paulo ou importado da China.


Posteriormente, o medicamento era revendido no mercado negro para vários compradores no Brasil e nos Estados Unidos. Neste país, o fármaco costuma ser misturado à cocaína e à heroína para potencialização dos efeitos, o que tem provocado várias mortes.


Em Balneário Camboriú (SC), no começo deste ano, foram apreendidas 2.622 ampolas da substância. O suspeito de traficá-las foi preso posteriormente nos Estados Unidos.


A análise da origem das ampolas apreendidas permitiu identificar que algumas pertenciam à Santa Casa de Misericórdia em São Paulo. O aprofundamento da investigação demonstrou que três funcionários do hospital estariam envolvidos no desvio de Fentanil.


Apreensão de Fentanil em operação da PF
Apreensão de Fentanil em operação da PF   Foto: Divulgação/Polícia Federal

Logo A Tribuna
Newsletter