Motorista tenta 'escapar' de prisão ao manter 150 pássaros em cativeiro no Vale do Ribeira; VÍDEO

Alguns dos animais estavam mortos em gaiolas artesanais

Por: ATribuna.com.br  -  17/04/24  -  07:36
Atualizado em 17/04/24 - 07:37
Polícia Militar abordou motorista e, dentro do veículo, encontrou cerca de 150 pássaros silvestres e uma tartaruga
Polícia Militar abordou motorista e, dentro do veículo, encontrou cerca de 150 pássaros silvestres e uma tartaruga   Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 50 anos por transportar ilegalmente, dentro de um carro, cerca de 150 pássaros silvestres, em gaiolas improvisadas, e uma tartaruga pela Rodovia SP 165, na Serra do Parque Estadual Petar, em Iporanga, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Após o veículo ser inspecionado, foi constatado que vários animais não resistiram às condições precárias e morreram.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Ao saber do transporte irregular, o comando do Grupamento da PM de Iporanga entrou em contato com um policial militar sobre a passagem do veículo pela estrada Apiaí/Iporanga. Assim que foi identificado, o agente abordou o motorista.


Conforme os autos, assim que o suspeito abriu o vidro para conversar com o agente, foi possível ouvir os pássaros no interior do veículo. Em seguida, deu início à vistoria, identificando uma grande quantidade de gaiolas e dezenas de animais.


Questionado, o indivíduo ainda teria sugerido ao PM se o problema “não poderia ser resolvido ali”, momento em que recebeu voz de prisão.


Animais estavam dentro de gaiolas artesanais dentro do veículo. Alguns deles não resistiram e morreram
Animais estavam dentro de gaiolas artesanais dentro do veículo. Alguns deles não resistiram e morreram   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em seguida, a PM Ambiental foi acionada para avaliar a situação e inspecionar as aves e tartaruga identificadas.


Ao todo foram apreendidas 20 gaiolas de fabricação artesanal, contendo cerca de 150 pássaros de espécies e subespécies variadas, como azulão, curió, canário da terra, tico-tico-rei, sabiá de barranco, trinca ferro argentino, entre outras. Alguns dos animais não resistiram ao transporte e foram encontrados sem vida dentro das gaiolas. (confira o vídeo abaixo)



Também foi apreendido um filhote de tartaruga, conhecida como “Tigre do brejo”, que estava presa em uma caixa de isopor.


O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Iporanga, onde registrado o boletim de ocorrência.


Segundo a polícia, cada um dos animais será avaliado e, após tratados, reconduzidos à natureza em suas respectivas regiões.


Logo A Tribuna
Newsletter