Motorista de aplicativo é acusado de estupro; ele manteve jovem por 5h no carro e cobrou corrida

Vítima contou que havia saído de um bar em Pinheiros, na Capital, e que estava alcoolizada. Ela diz lembrar do homem sem calças

Por: Da Redação  -  02/03/20  -  19:20
Atualizado em 02/03/20 - 19:30
  Foto: Reprodução/TV Globo

Um motorista de aplicativo foi denunciado por estupro. A vítima, uma jovem de 20 anos, conta que estava em um bar, em Pinheiros, na capital paulista, quando solicitou o transporte. Ela confirmou estar sob efeito de álcool e, portanto, só lembra de ‘flashes’ do ocorrido, como o condutor se dirigindo ao banco traseiro sem calça.


A passageira disse ter acordado com dores na genital e sem saber como chegou em casa. Ela resolveu conferir o aplicativo e estranhou o tempo da corrida. A vítima conta que o trajeto de 30 minutos demorou 5 horas para ser concluído. O valor de R$ 109 também foi cobrado.  Ela reconheceu o homem pela foto no sistema.


O relato da jovem foi veiculado pela TV Globo. O caso ocorreu na madrugada do dia 19. Ela conta: “Nunca tive nenhum medo. Sempre achei que fosse muito seguro. Nunca pensei, imaginei, que isso fosse acontecer”.


A vítima registrou um boletim de ocorrência, tipificado como estupro de vulnerável, na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher.  A jovem passou por exames toxicológico e sexológico - os resultados levam um mês para serem conhecidos -, e tomará remédios para evitar doenças sexualmente transmissíveis


“Ter esses pequenos ‘flashes’ é pior ainda. Acho que seria melhor se eu tivesse lembrado e soubesse de tudo. Acho que ficaria bem mais tranquila”, disse à TV Globo.


Nota máxima


A vítima lembra que o motorista tinha nota 5 no aplicativo – avaliação máxima. “Espero que aconteça alguma coisa com ele, para não fazer mais isso com ninguém e não ter nenhum carro de aplicativo”, finalizou a jovem.


Em nota, a 99 informou ter recebido “a grave denúncia da passageira envolvendo um motorista registrado na plataforma” e que já baniu o condutor. A empresa afirma ter colocado uma equipe à disposição da passageira para oferecer todo o suporte necessário. Também garantiu que irá colaborar com as investigações da polícia.


“A plataforma lamenta profundamente o caso e reitera que repudia veemente esse tipo de violência. Temos uma política de tolerância zero em relação a isso. Por isso, dedicamos nossos esforços na prevenção, proteção e acolhimento de todos os usuários da plataforma, principalmente para as mulheres”


A 99 conta ter uma série de medidas de segurança, como a opção de compartilhar a rota para contatos de confiança, além de poder ligar para a polícia.


“O app também possui uma inteligência artificial, o Rastreador de Comentários, que vasculha automaticamente as avaliações das usuárias ao fim das corridas para a identificação dos casos de assédio ou violência sexual”.


Passageiras e motoristas que tenham sofrido esse tipo de violência devem reportar imediatamente para a empresa, por meio de seu app, ou no telefone 0800-888-8999.


Logo A Tribuna
Newsletter