Homem é preso ao tentar abrir conta bancária com documentos falsos em Santos

Funcionários de uma agência do Santander desconfiaram e acionaram a Polícia. Com suspeita de ter sido descoberto, criminoso tentou se livrar dos documentos

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  14/10/19  -  17:15
CHN ficou em posse de funcionário do banco. Criminoso tentou se livrar dos documentos
CHN ficou em posse de funcionário do banco. Criminoso tentou se livrar dos documentos   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Munido de Carteira de Trabalho e CNH falsas, além de um comprovante de residência em nome de outra pessoa, um homem tentou abrir uma conta no Banco Santander, em Santos, e foi preso em flagrante.


Morador em Barueri, município da Região Metropolitana de São Paulo, o suspeito, de 39 anos, pretendia abrir a conta e obter uma máquina de débito e crédito para cartões. Como o equipamento estaria cadastrado em nome de outra pessoa, suspeita-se que ele seria utilizado na prática de golpes.


O homem adulterou com a sua fotografia a Carteira de Trabalho e a CNH, dirigindo-se à agência do Santander localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 71, no Boqueirão. O comprovante de residência trata-se de uma fatura de cartão de crédito em nome do titular dos documentos falsificados.


Suspeita


Funcionários do banco desconfiaram do fraudador. Eles acionaram a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e agentes checaram previamente nos sistemas de dados da Polícia Civil as informações passadas pelo suposto cliente, apurando o seu verdadeiro nome.


Com a constatação da fraude, os investigadores foram ao Santander. O suspeito ainda estava no banco. Desconfiado de que o seu plano havia sido descoberto, ele já havia dispensado a Carteira de Trabalho e a fatura de cartão de crédito.


Porém, os policiais encontraram esses documentos na lixeira do banheiro da agência. A CNH se encontrava com um funcionário do banco, que a entregou aos investigadores junto com o contrato de abertura de conta preenchido com os dados falsos fornecidos pelo homem.


Flagrante


Segundo o investigador Paulo Carvalhal, outro homem daria apoio no crime, levando-o de carro ao banco e aguardando-o nas imediações. O veículo foi localizado e nele estava um irmão do acusado, que também mora em Barueri.


O motorista do automóvel defendeu-se dizendo que apenas trouxe o suspeito à agência. Também alegou ignorar o uso de documentos adulterados para a abertura da conta. O irmão foi ouvido e liberado. Por enquanto, ele é considerado apenas testemunha.


O delegado Leonardo Amorim Nunes Rivau autuou o criminoso em flagrante por uso de documento falso. Na hipótese de a documentação ser pública, como são a Carteira de Trabalho e a CNH, a pena do delito varia de dois a seis anos de reclusão.


Logo A Tribuna
Newsletter