Homem é morto a tiros em Praia Grande; populares acusam policiais militares

Polícia diz que Helder Alexander Sposito Chultz, de 29 anos, portava um tridente metálico, estava exaltado e tentou investir contra os agentes de segurança. Moradores relatam que homem não reagiu

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  11/05/20  -  11:01
Homens foram encaminhados para a Delegacia Sede de Praia Grande
Homens foram encaminhados para a Delegacia Sede de Praia Grande   Foto: Divulgação

A versão da Polícia Militar é a de que um cabo da corporação agiu em “legítima defesa” ao efetuar dois disparos de pistola no peito de um homem, matando-o no sábado (9) de manhã, em Praia Grande. Porém, populares acusam o policial de atirar na vítima sem que houvesse justo motivo.


A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o episódio. Helder Alexander Sposito Chultz, de 29 anos, foi morto na esquina da Avenida Jaíro de Camargo Martins com a Rua Heitor Vilas Lobos, no Samambaia. Segundo os PMs, o jovem portava um tridente metálico, estava exaltado e tentou investir contra um cabo da PM utilizando a ferramenta.


No entanto, populares garantem que Helder estava sentado na calçada quando levou os tiros. Morador do bairro, a vítima faleceu no local antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ferramenta que ela portava e a pistola Taurus calibre .40 do cabo foram apreendidas e serão periciadas.


A morte de Helder revoltou várias pessoas. Elas passaram a hostilizar os policiais envolvidos na ocorrência e outros PMs que se deslocaram ao local após os disparos. Este fato foi presenciado pelo delegado Rodrigo Martins Iotti, que também se dirigiu ao lugar onde houve o homicídio.


Por causa dos ânimos acirrados, Iotti determinou que fosse solicitada ao Instituto de Criminalística a maior rapidez possível para a realização de perícia no local. Porém, apesar do pedido, a equipe da Polícia Científica chegou quase duas horas e meia depois do acionamento.


Logo A Tribuna
Newsletter