Homem é detido pela GCM de Praia Grande por desmatar área ambiental

Área desmatada no bairro Ribeirópolis teve vegetação nativa eliminada por conta da construção irregular

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/03/21  -  10:28
O responsável pelo dano ambiental foi detido e encaminhado ao DP
O responsável pelo dano ambiental foi detido e encaminhado ao DP   Foto: Divulgação/PMPG

Um homem foi detido pela Guarda Municipal (GCM) de Praia Grande, no Bairro Ribeirópolis, acusado de crime ambiental ao ser flagrado desmatando e construindo em área pública. A ação foi realizada pelo Setor de Proteção Ambiental (Sepam), que integra a GCM, e tem intensificado as ações de combate às ocupações irregulares.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Durante Operação de Força Tarefa para remoção e apreensão de Resíduos da Construção Civil (RCC), em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), uma equipe da Guarda Ambiental conseguiu identificar uma área desmatada, com supressão de 300m² de vegetação nativa e uma construção subnormal, em fase de conclusão. O responsável pelo dano ambiental foi detido e encaminhado ao DP Sede do Município, onde foi autuado por destruir ou danificar florestas (artigo 50 da Lei de Crimes Ambientais - 9.605/1998), que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa.


De acordo com o inspetor Edimar Antonio de Oliveira, as áreas que recebem atenção especial são aquelas de interesse ecológico onde a intervenção só é possível atendendo às regras de licenciamento do órgão ambiental competente. "Graças a sinergia entre as secretarias envolvidas e a ação imediata, conseguimos conter a invasão, responsabilizar o autor do dano e deixar o local desobstruído, proporcionando condições para regeneração natural da vegetação".


A Secretaria de Urbanismo (Seurb) também foi acionada e, em conjunto com as equipes da Força Tarefa, prestou apoio na remoção do material, assim que o local foi periciado e liberado pela Polícia Civil.


Denúncias sobre desmatamento de áreas, ou descarte irregular de resíduos da construção civil, podem ser feitas pelos telefones 199 ou 153.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter