Força-tarefa prende dono de ferro-velho clandestino em Santos por 'gato' de água e energia

Local não possuía alvará de funcionamento e apresentava diversas irregularidades

Por: ATribuna.com.br  -  14/04/24  -  20:52
Foram constatadas irregularidades como furto de energia e desvios hidráulicos
Foram constatadas irregularidades como furto de energia e desvios hidráulicos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Um ferro-velho clandestino foi localizado no bairro Jabaquara, em Santos. O local foi encontrado durante uma Força Tarefa realizada pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), e concessionárias de abastecimento de água, energia e telefonia.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


O estabelecimento, estava localizado na Rua Professor Celso da Cunha Alves, não possuía alvará de funcionamento e apresentava diversas irregularidades, como furto de energia e desvio hidráulico. A força-tarefa para inspeção de ferros-velhos aconteceu na última quarta-feira (3) e, durante uma das visitas, o espaço foi flagrado com as fraudes.


Por conta disso, o proprietário foi preso em flagrante e encaminhado para o 2º Distrito Policial (DP) de Santos, onde o caso foi registrado como furto. Ele ainda foi intimado para encerrar as atividades do ferro-velho. Segundo a Administração Municipal, o homem permanece à disposição da Justiça.


A Tribuna entrou em contato com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). A empresa informou que as equipesacompanharam a ação e identificaram ligações clandestinas no local mencionado. Disse ainda que técnicos da companhia atuaram para regularizar a situação e garantir a segurança da população. As investigações serão conduzidas pelas autoridades policiais.


"As operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente e têm como objetivo coibir uma prática ilegal que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a população. Em 2023 a CPFL Piratininga regularizou 1.793 ligações em Santos. Vale lembrar que os atos de fraudar ou furtar energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção", finalizou a nota.


A reportagem também entrou em contato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), queinformou, em nota, que registrou boletim de ocorrência por furto. A Companhia ressalta que atua continuamente junto com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar no combate a esse tipo de infração e também para coibir a receptação de materiais furtados.


Logo A Tribuna
Newsletter