Em audiência, defesa atesta que 'Maníaco da Peruca' tem problemas mentais

Nesta terça-feira (26), aconteceu a terceira audiência do caso, a primeira em que o ex-dentista participou depois de sua prisão, no ano passado

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  27/03/19  -  00:18
Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, foi preso na manhã desta quinta, em Santos
Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, foi preso na manhã desta quinta, em Santos   Foto: Reprodução

O dentista Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, apelidado de 'Maníaco da Peruca' e acusado de três assassinatos, será submetido a exame de sanidade mental. A defesa alega que o acusado, que está preso desde novembro do ano passado no presídio de Tremembé (SP), não pode responder por seus atos. Não há prazo para que o exame seja feito, mas, quando o acusado já está preso, costuma haver prioridade.


A defesa também pediu prontuários e medicamentos dados ao dentista na prisão. As solicitações foram atendidas pela Justiça. Nesta terça-feira (26), foram ouvidos o réu, duas testemunhas de defesa e uma de acusação. Uma delas, irmã do acusado, buscou “traçar um perfil psicológico” do dentista e afirmou que ele tem doença mental.


A expectativa era de que o acusado fosse a júri popular, mas, se for atestado problema mental, ele pode ser considerado inimputável. Ou seja, não seria responsabilizado por seus atos e, provavelmente, seria internado num manicômio judiciário.


Acusado 'ouvia vozes'


Em seu depoimento, Flávio do Nascimento Graça não disse quase nada. Quando disse, não fazia sentido. Contou que não se lembra dos atos, ao mesmo tempo em demonstrou ressentimento pelo primeiro crime, contra Agilson Corrêa de Carvalho.


O acusado diz não se lembrar dos disparos que fez contra Aldacy Correa de Carvalho e outras duas pessoas que estavam com ela. Afirmou que “ouve vozes”. “A defesa trabalha com a verdade [...] E, na minha concepção, ele é totalmente inimputável”, afirma o advogado de defesa, Eugênio Malavasi.


A acusação é cautelosa, afirma que é cedo para dizer se ele irá a júri popular ou não, porque depende 100% do laudo médico pericial, que vai dizer ser o dentista tem ou não doença mental. “Uma patologia neurológica não pode ser concluída a partir de depoimento ou relato, depende de avaliação médica de fato”, conclui o advogado de acusação, Augusto Miglioli.


Por causa do RG adulterado, Flávio será investigado e deverá responder por mais um crime
Por causa do RG adulterado, Flávio será investigado e deverá responder por mais um crime   Foto: Reprodução

Relembre o caso


O dentista Flávio do Nascimento Graça é suspeito de ser responsável pelas mortes de três pessoas ligadas a uma clínica dentária em Santos. A motivação dos crimes foi vingança, já que o profissional não aceitava a concorrência de outro consultório odontológico na mesma rua, situação que teria levado o dentista à falência. O homem, considerado 'serial killer' pela polícia, ficou quatro anos foragido e foi detido em novembro do ano passado, em um apartamento no bairro Pompéia.


De acordo com as investigações da polícia, ele matou três irmãos proprietários da Clínica Americana: Agilson Corrêa de Carvalho, Aldacy Correa de Carvalho e Arnaldo Correa de Carvalho. As vítimas foram mortas a tiros por vingança, pois o dentista mantinha duas clínicas no Centro de São Vicente quando, em meados de 2007, os irmãos abriram um consultório ao lado e acabaram ficando com a clientela de Fábio, que veio a falir. Segundo o depoimento de uma ex-funcionária de Flávio na época, ele sequer assistia canais que divulgavam comerciais da clínica dentária 'rival'.


Durante as investigações, a polícia detectou que, após os crimes, o dentista apagava as pistas. Na época, a Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão na residência onde o dentista morava. No local, os agentes encontraram diversos livros de bruxaria e magia negra. 


No dia 23 de dezembro de 2014, o empresário Agilson Corrêa de Carvalho, de 54 anos, foi morto com um tiro na cabeça quando saía da clínica. No dia 15 de julho de 2015, Aldacy Correa de Carvalho, de 56 anos, também foi assassinada ao sair de uma das unidades da clínica, que fica no Centro de Santos. Ela estava acompanhada por outras duas pessoas, que também foram alvos dos disparos. Uma delas era Arnaldo Correa de Carvalho, de 54 anos, que morreu após passar quatro meses internado.


 Flávio do Nascimento Graça utiliza peruca antes de tentativa de homicídio no Gonzaga, em Santos
 Flávio do Nascimento Graça utiliza peruca antes de tentativa de homicídio no Gonzaga, em Santos   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter