Cover de Roberto Carlos quebra o silêncio sobre operação da PF

Figura conhecida na Baixada Santista, o ativista Roberto Boni usou as redes sociais para comentar operação Lume, que investiga a realização de atos antidemocráticos

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/06/20  -  13:08
Sem máscaras, Boni participou de protesto a favor do governo no fim do mês de maio em Santos
Sem máscaras, Boni participou de protesto a favor do governo no fim do mês de maio em Santos   Foto: Reprodução

Alvo da operação da Polícia Federal que investiga a realização de antidemocráticos, o ativista Roberto Boni quebrou o silêncio. Figura conhecida na Baixada Santista por se apresentar em eventos como cover do rei Roberto Carlos, ele usou as redes sociais para comentar o fato de ser um dos alvos da operação Lume, deflagrada na manhã desta terça-feira (16). 


Ação ocorreu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Para a PGR, Boni e os demais investigados da operação são suspeitos de miitância digital para disseminar mensagens contra a democracia, de incentivo à desobediência e contra a ordem pública. 


Boni assegurou que os agentes da PF “foram gentis” durante a abordagem, e que teve aparelho de telefonia e computador apreendidos. “Meu celular é totalmente de trabalho artístico. Meu computador (é) de trabalho”, escreveu, no Twitter, o cover do Rei. 



Ainda conforme o sósia de Roberto Carlos, ele teria sofrido prejuízo a apreensão, ao afirmar que utiliza os aparelhos para transações bancárias. O ativista reclamou da exposição midiática que ele teve com a operação da PF.


“O inquérito do ministro Alexandre de Moraes diz ser sigiloso, mas a Globo me postou no Jornal Nacional”. Ainda segundo ele, a emissora carioca teria acesso aos desdobramentos da investigação, apesar a reserva atribuída nesta fase de apuração. Ele afirmou que foi procurado para dar entrevistas a veículos da imprensa, mas que não o faria, pois “(os jornalistas) são falsos e distorcem o que se fala”. 



Operação Lume


A operação Lume é um desdobramento do inquérito do Supremo que investiga a realização de atos antidemocráticos. Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no Distrito Federal. 


Além de Boni, entre os investigados está o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), Allan Santos, blogueiro e fundador do site "Terça Livre, o publicitário Sérgio Lima e o empresário Luís Felipe Belmonte. Todos eles aliados ao presidente Jair Bolsonaro. Eles são suspeitos de usarem a internet e redes sociais para disseminar mensagens contra a democracia, de incentivo à desobediência e contra a ordem pública.  


Boni  


Conhecido na região por fazer shows cover do rei Roberto Carlos, Boni tornou-se um ativista político e youtuber, alinhado à ideologia do presidente Jair Bolsonaro. Ele faz diversas participações no "Canal Universo", no qual faz comentários em defesa do governo e criticando  a atuação do STF.  


No dia 31 de maio, participou de uma manifestação na Praça da Independência, no Gonzaga, em Santos. Sem máscara e cumprimentando demais manifestantes, desrespeitando o decreto municipal de distanciamento. Na ocasião, ele ofendeu o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) após pedido da Polícia Militar em dispersar o ato. No entanto, a PM foi acionada para o local após uma denúncia de um morador. 


Logo A Tribuna
Newsletter