Autor de latrocínio, criminoso é preso por roubo em Santos

Bandido que assaltou e matou um delegado em Santos quando era menor foi detido por roubo e tráfico de drogas

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  28/12/18  -  19:28

Envolvido no latrocínio cometido contra um delegado em Santos, quando ainda era menor de idade, Matheus da Silva Freire, de 21 anos, foi preso no fim da tarde de quinta-feira (27), em São Vicente. Acusado de um roubo recente, o rapaz possuía drogas em casa.


Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) se dirigiram à moradia de Matheus, na Rua Cidade de Santos, na Vila Margarida, porque ele foi reconhecido pela manhã como autor de assalto contra um investigador, no último dia 20.


Segundo este investigador, ele estava dentro de seu carro na Rua Capitão Luís Antônio Pimenta, no Parque Bitaru. Matheus se aproximou, encostou um revólver na cabeça do policial, arrancou uma corrente de ouro do pescoço da vítima e fugiu.


“O colega esteve na DIG, observou nossos álbuns e reconheceu Matheus. Nós já havíamos apreendido este rapaz, porque ele matou o delegado Gilvan Marcílio de Freitas Júnior durante um roubo”, informou o chefe dos investigadores Paulo Carvalhal.


Delegado foi assaltado e morto por menor em 2014
Delegado foi assaltado e morto por menor em 2014   Foto: Nirley Sena/ AT

Com 46 anos de idade, Gilvan foi morto com tiros no peito e na nuca, na noite de 16 de novembro de 2014, na Rua Pernambuco, no Gonzaga. Ele teve roubados um revólver calibre 38 e uma corrente de ouro.


Na época, Matheus tinha 17 anos. Ele e um comparsa adulto abordaram o delegado e fugiram com um taxista que os aguardava na esquina ao volante de seu carro. O latrocínio foi esclarecido em menos de 12 horas, sendo o menor de idade detido dias depois na cidade de Embu das Artes (SP).


Tráfico e resistência


Os investigadores Alberto Teixeira Filho e Marcelo Varella foram à casa de Matheus, sendo recebidos pela mãe do acusado. Ela autorizou o ingresso dos policiais, que acharam o marginal dormindo em um quarto e o acordaram.


Matheus ofendeu e investiu contra os investigadores, que empregaram força física para contê-lo. Mesmo depois de algemado, o acusado ainda tentou fugir, cortando o braço esquerdo ao bater na janela de vidro de uma porta.


A equipe da DIG achou nove porções de maconha entre o colchão e o estrado da cama onde Matheus dormia. Por esse motivo, o delegado Leonardo José F. Piccirillo o autuou em flagrante pelos crimes de tráfico, resistência e desacato.


O investigador assaltado compareceu à delegacia e, novamente, reconheceu Matheus, sendo desta vez pessoalmente. O rapaz foi indiciado por esse roubo e é investigado como suspeito de outros crimes contra o patrimônio.


Logo A Tribuna
Newsletter