Agentes frustram tentativas de entrada de maconha sintética em presídios da Baixada Santista

Drogas estavam escondidas em material de higiene pessoal, encaminhado a detentos do complexo penal de São Vicente. Em Mongaguá, tentativa de arremesso de entorpecente foi identificada por agentes

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/06/20  -  18:12
Droga seria arremessada para o interior do CPP de Mongaguá
Droga seria arremessada para o interior do CPP de Mongaguá   Foto: Divulgação/SAP

Agentes penitenciários de unidades prisionais da Baixada Santista fecharam o cerco a uma prática comum na região: a entrada de drogas nos complexos penais. Duas tentativas dessa natureza foram frustradas nesta quarta-feira (17). Os atos foram registrados nas unidades de São Vicente e Mongaguá.  


Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a primeira investida criminosa foi registrada no período da tarde por agentes da Penitenciária 2 de São Vicente. Os servidores impediram a entrada de maconha sintética (mais conhecida como K4). A droga estava escondida em itens de higiene pessoal enviados pelos Correios pela companheira de um dos sentenciados da unidade.  


Durante a revista de rotina, os servidores desconfiaram do material enviado e, na presença do destinatário, abriram os cabos de três aparelhos de barbear. Dentro dos objetos estavam escondidas 57 tiras da droga sintética.



O material foi encaminhado para o 3º Distrito Policial de São Vicente. O preso foi conduzido para cela de isolamento disciplinar e irá responder administrativamente. O fato foi comunicado à Vara de Execuções Criminais local.   


Ação noturna 


À noite, uma ação externa ocorreu no Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Rubens Aleixo Sendin”, o CPP de Mongaguá. Pouco depois das 23h, indivíduos do lado de fora tentaram arremessar pacotes de maconha pelo muro do presídio. Essa foi a segunda tentativa dessa natureza registrada na unidade do litoral Sul, nesta semana.


O servidor que estava em uma das torres de vigilância observou o comportamento suspeito de homens nas proximidades do local, e acionou o alarme de segurança. Os infratores fugiram, mas foi possível recolher os invólucros abandonados, que somavam 885 gramas de maconha.  


A droga foi encaminhada para o 2º Distrito Policial de Mongaguá. A direção do CPP de Mongaguá instaurou procedimentos para investigar o caso.


Logo A Tribuna
Newsletter