Acusado de cortar dedos de jornalista em Santos é indiciado por roubo e estupro

Renan Souza de Oliveira entrou no carro da vítima e passou a mão nos seios dela. Somadas, penas dos crimes variam de 13 a 28 anos de reclusão

Por: Eduardo Velozo Fuccia & Da Redação &  -  04/02/20  -  09:13
Fuga de Renan durou cerca de 4 horas e terminou em São Vicente
Fuga de Renan durou cerca de 4 horas e terminou em São Vicente   Foto: AT

O delegado Francisco Garrido Fernandes, do 2º DP de Santos, concluiu segunda-feira (3) de manhã o inquérito policial sobre o ataque cometido por um assaltante contra uma jornalista, de 43 anos, na região da cracolândia do José Menino. Ele também pediu à Justiça a prisão preventiva do acusado.


Reconhecido pessoalmente pela vítima e mais duas testemunhas, Renan Souza de Oliveira, de 29 anos, foi indiciado por roubo qualificado pela lesão corporal grave e por estupro. Somadas, as penas dos crimes variam de 13 a 28 anos de reclusão.


Segundo o delegado, o indiciamento por estupro deve-se ao fato de o acusado ter passado a mão nos seios da vítima, por cima da roupa. Além da conjunção carnal, o Artigo 213 do Código Penal também considera estupro a prática de outros atos libidinosos, mediante violência ou grave ameaça.


Ação sorrateira


Vídeo mostra Renan entrando no carro de jornalista em Santos
Vídeo mostra Renan entrando no carro de jornalista em Santos   Foto: Reprodução

A mulher foi abordada no momento em que abria a porta de seu carro, na noite de 16 de janeiro. De forma abrupta, o ladrão sentou-se no banco traseiro e, sob ameaça de faca, mandou a vítima dirigir até a Linha Amarela, em São Vicente.


Porém, logo no início do percurso, Renan passou as mãos nos seios da jornalista. Ao tentar se defender, a mulher sofreu o ataque a facadas. O bandido fugiu levando R$ 2 mil e o celular da vítima. A sua captura aconteceu no dia 18.


Inicialmente, Renan teve decretada a prisão temporária de cinco dias. Depois, a Justiça prorrogou a sua custódia por mais 15 dias, devido à imprescindibilidade da medida para as investigações. O segundo e último prazo da temporária venceria quarta (5), mas Garrido já concluiu o inquérito na segunda-feira e pediu a preventiva.


De acordo com o delegado, está comprovada a autoria do crime, sendo a preventiva necessária para se manter a ordem pública e garantir o normal andamento do processo e a aplicação de futura pena.


Renan não tem residência fixa. Com passagens por roubo e furto, ele já cumpriu pena de cerca de oito anos de reclusão. No último domingo, ele fugiu da cadeia do 5º DP de Santos, mas policiais militares o recapturaram horas depois, em São Vicente.


A fuga de Renan motivou Garrido a antecipar o pedido de preventiva, que será apreciado pela 6ª Vara Criminal. O criminoso teve outra ordem de captura expedida, no último dia 20, pela 4ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo. Ela se refere ao crime de motim.


A expectativa do delegado é a de que Renan seja o mais rápido possível transferido da cadeia do 5º DP para uma unidade sob a administração da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em tese, com maior segurança.


Homem foi enviado para a cadeia do 5º DP de Santos
Homem foi enviado para a cadeia do 5º DP de Santos   Foto: Irandy Ribas/AT

Logo A Tribuna
Newsletter