Vídeo mostra soltura de falcão em São Vicente; ASSISTA

Além dele, equipes da GCA resgataram um urutau - ave rodeada de lendas por conta do som que emite para afastar predadores

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/11/20  -  15:49

O peculiar canto do urutau poderá ser ouvido em breve na natureza. Equipes da Guarda Civil Ambiental resgataram, nesta segunda-feira (16), um exemplar da ave que colidiu num prédio na Avenida Manoel da Nóbrega, no Itararé. O animal foi encaminhado ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Cetas) em Cubatão, onde recebe cuidados veterinários. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


De hábitos noturnos, a espécie carrega inúmeras lendas pelo seu canto peculiar, som característico para se proteger de predadores. A crença popular atribui que o urutau é uma ave que simbolizar força pela forma como se protege dos perigos. Ela alcança até 37 centímetros e não é acostumada ao convívio urbano. 


Mesmo não acostumada ao convívio urbano, a ave foi resgatada no Itararé
Mesmo não acostumada ao convívio urbano, a ave foi resgatada no Itararé   Foto: Divulgação/GCM-SV

Soltura 


A corporação fez ainda a resgate e, posterior, soltura de outras aves neste final de semana. O primeiro foi um falcão quiri-quiri, que colidiu com uma moto, na Rua Onze de Junho, no Boa Vista. No domingo (15), foi resgatado um urubu de cabeça preta jovem, que caiu no pátio de uma unidade escolar, no Bitarú. Por não possuir nenhuma lesão, ele solto em área de mata.  


Em seguida foi resgatado um falcão carcará, na Rua 24, no Parque Continental. Todas as aves foram encaminhadas no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens em Cubatão (Ceptas). Após avaliação clínica, o falcão carcará e o urubu de cabeça preta foram soltos no Parque Estadual Serra do Mar - Unidade Itutinga-Pilões. 


Como acionar a Guarda - Em caso de resgate ou denúncia, o cidadão deve ligar para a Semam, pelos telefones (13) 3569-2274 e (13) 99679-3604, ou para a GCM, por meio do 153. O contato pode ser feito, também, pelos e-mails gcmpamb@saovicente.sp.gov.br egcmambiental09@gmail.com. 


Logo A Tribuna
Newsletter